Santos pede 8 milhões de euros por Joaquim (Foto: Raul Baretta / Santos FC)

Depois de recusar ofertas do Botafogo e do Bahia, o Santos está em fase avançada para negociar a transferência do zagueiro Joaquim para o futebol internacional. Três clubes demonstraram interesse e realizaram consultas sobre o defensor: Tigres, do México, Bologna, da Itália, e Olympiacos, da Grécia.

Os valores oferecidos pelos clubes ainda não foram divulgados, mas o Santos estipulou um valor mínimo de 8 milhões de euros para a venda do jogador. A preferência da diretoria santista é por um pagamento à vista ou em poucas parcelas.

O DIÁRIO apurou e fontes próximas ao atleta indicam que a proposta do Tigres é a mais atraente, tanto para Joaquim quanto para o clube. A negociação com o clube mexicano é vista com bons olhos pelo Santos, pois envolve a quitação de uma dívida com o Tigres referente à contratação do atacante Soteldo, em 2022.

O Santos oficializou a compra de Soteldo no segundo semestre de 2023, após um período de empréstimo do venezuelano ao clube. Na época, o clube adquiriu 50% dos direitos econômicos do jogador. A dívida com o Tigres é de aproximadamente 5 milhões de euros (cerca de R$ 30,4 milhões).

Além da quitação da dívida, os mexicanos também devem pagar uma quantia adicional ao Santos para concretizar a compra de Joaquim durante esta janela de transferências. 

Joaquim chegou ao Santos em 2023, vindo do Cuiabá, por 3 milhões de euros (cerca de R$ 16,7 milhões na época) por 60% dos direitos econômicos do jogador. Pelo Santos, o defensor disputou 66 partidas e marcou seis gols. Recentemente, ele perdeu espaço na equipe para o jovem Jair, e está afastado dos gramados desde o início do mês, devido a um estiramento no joelho esquerdo.

Leia também: