José Colagrossi Neto falou sobre o perfil da torcida do Santos em Live do Diário (Crédito: Divulgação)

José Colagrossi Neto, diretor executivo do Ibope-Repucom, um dos principais institutos de pesquisa do mundo, participou de uma Live no canal do DIÁRIO DO PEIXE no Youtube na noite desta terça-feira e falou sobre o tamanho e perfil da torcida do clube. De acordo com as últimas pesquisas, o Santos tem cerca de 6 milhões de torcedores.

“Somando torcedor e simpatizante, o Santos é a sexta torcida do Brasil. Sem simpatizante, é o sétimo, perde um pouco para o Grêmio. O tamanho é muito grande, muitos e muitos milhões. Mas essa torcida tem características interessantes e preocupantes. É uma torcida nacional, mas muito masculina”, afirmou José Colagrossi Neto.

Ainda de acordo com o diretor executivo, o Santos é um dos 9 clubes do Brasil que tem ao menos 1% dos torcedores em todos os Estados. Por isso, ele acredita que o Peixe deveria pensar em nacionalizar a torcida, antes até mesmo de pensar em internacionalizar a marca.

“A torcida do Santos é nacional. A audiência do Santos é elite no Brasil inteiro, seja em Fortaleza, Manaus, Recife. Existe uma demanda reprimida pelo Santos no Brasil inteiro. Peça perdão aos santistas de Santos, vamos jogar menos jogos em Santos, mas precisamos levar o nosso show para o Brasil inteiro. Joga em Ribeirão Preto, jogue em Londrina. É um clube mundial, mas no primeiro passo pense o Brasil. Nacionalize o clube. O Santos tem 19 jogos em casa no Brasileirão. Deveria jogar 8 ou 9 jogos em Santos e o resto dividiria entre São Paulo, Paraná, interior de São Paulo, Brasília e Manaus. É muito importante desenvolver simpatizante também. Quando você joga em Manaus, em Brasília, você está desenvolvendo uma legião de torcedores locais, que torce para o time local, mas vai ter uma simpatia pelo Santos. O Santos tem potencial para fazer isso. É uma marca muito poderosa. Precisa ser nacionalizada”, afirmou José Colagrossi Neto.

Confira a íntegra da entrevista