Neymar e Paulo Henrique Ganso conquistaram a Copa do Brasil em 2010 (Crédito: Divulgação/Santos FC)

Uma pesquisa publicada nesta segunda-feira pelo site Globoesporte.com apontou que foram do Santos dois dos três melhores times do Brasil neste século. A votação, que teve como eleitores jogadores, treinadores, dirigentes e ex-atletas, colocou o esquadrão de 2010, aquele de Neymar e Paulo Henrique Ganso, como o segundo melhor do país desde 2001 e em terceiro a equipe de Robinho e Diego, que conquistou o Brasileiro de 2002.

Apenas um time, o Cruzeiro de 2003, ficou à frente dos timaços santistas neste século. Comandada pelo técnico Dorival Júnior, a equipe de 2010, que tinha como líder em campo Robinho, que estava atuando no Peixe por empréstimo, encantou o Brasil com seu futebol alegre e ofensivo, com goleadas em profusão. Além disso, o time levantou duas taças, a do Campeonato Paulista e a da Copa do Brasil.

O mesmo espírito irreverente e a mesma busca incessante pelo gol também eram marcas registradas do esquadrão alvinegro de 2002, que tirou o clube de uma fila de 18 anos sem um grande título. Com Diego e Robinho como protagonistas – e feras como Elano, Renato e Léo atuando como coadjuvantes -, o Peixe surpreendeu o país inteiro no mata-mata do Brasileirão e conquistou o título com duas vitórias sobre o Corinthians. Nascido em meio a uma das maiores crises financeiras da história do Santos, o time dirigido com maestria por Emerson Leão (conhecido como a segunda geração do Meninos da Vila) deu início a uma época vencedora no Peixe, deixando no passado os traumas que castigavam a torcida alvinegra.