O técnico Jair Ventura não quer saber de escolher adversário (Crédito: Ivan Storti/Santos FC)

Sem vencer a cinco jogos no Campeonato Paulista, o Santos igualou a pior sequência no Estadual em 17 anos. Desde 2001 o Peixe não ficava tanto tempo sem uma vitória no Paulistão. A última vitória da equipe comandada por Jair Ventura no Estadual foi diante do Santo André, por 2 a 0, dia 25 de fevereiro, na Vila Belmiro. Desde então, o time empatou com o Corinthians, perdeu para Novorizontino e São Bento e empatou os dois jogos das quartas-de-final diante do Botafogo-SP.

Em entrevista coletiva após o empate em 0 a 0  com o Botafogo, na última quarta-feira, e a classificação nos pênaltis, Jair minimizou a sequência em favor dos objetivos cumpridos.

“Não me incomoda ou preocupa. Quero sempre vencer. Mas se tivesse ganhado todas e desclassificado, seria pior do que com derrotas e classificado. Santos cumpriu todos compromissos. Primeiro mata-mata, vencemos em casa na Libertadores… Não posso me preocupar porque o objetivo foi alcançado. Estaria muito mais triste com a eliminação e todas as vitórias antes”, ressaltou.

Em 2001, o time alvinegro ficou cinco partidas sem triunfos: empate com o União São João e, na sequência, derrotas para Rio Branco, Botafogo, Corinthians e Ponte Preta. A sequência negativa acabou com uma vitória no clássico contra o Palmeiras, na Vila Belmiro.

Por coincidência, o Palmeiras pode ser o próximo adversário do Peixe no Paulistão. Isso só não acontecerá se o Bragantino conseguir a classificação para as semifinais hoje à noite na decisão por pênaltis. Se isso acontecer, o adversário do Santos nas semifinais será o São Paulo.