Deivid foi vendido para o Chelsea no ano passado (Crédito: Raul Baretta/Santos FC)

O Santos tenta a contratação do atacante Deivid Washintgon, mas o jogadir não deve voltar para o Brasil em 2025. O DIÁRIO DO PEIXE apurou que presidente Marcelo Teixeira estaria ‘doido’ pelo Menino da Vila, porém o staff tem tido cautela com o centroavante, que também interessa o Palmeiras.

Deivid tem vínculo com o Chelsea (Inglaterra) até junho de 2030. Nesta temporada, somou cinco jogos pela Premier League 2, com quatro gols e uma assistência e mais dois duelos pela EFL Trophy. Pelo Sub-21 do time, são 10 gols e uma assistência em 18 confrontos. Inclusive, foi convocado, ao lado do zagueiro Jair e do lateral Chermont, do Peixe, para a disputa do Sul-Americano Sub-20.

Revelado pelo Santos, Deivid Washintgon foi vendido pelo clube ao ingleses em agosto do ano passado. A oferta foi de 15 milhões de euros em pagamento fixo, além de 5 milhões de euros em bônus por metas cumpridas. O Alvinegro detinha 70% dos direitos do atleta.

O Monaco (França) tinha preferência da compra e igualou a oferta do Chelsea, mas atacante preferiu o futebol inglês. Pelo Alvinegro, Deivid Washintgon estreou na equipe profissional em 2023. Somou 16 partidas e dois gols marcados.

Leia também: Santos decide demitir Alexandre Gallo e já negocia com o substituto

HISTÓRICO

Deivid Washintgon nasceu no dia 5 de junho de 2005, em Itumbiara (Goiás). Aos 8 anos, foi atuar no Grêmio, onde ficou até os 11 anos antes da chegada no Peixe através de testes. Indicado ao clube pelo ex-ídolo Marcos Assunção, o garoto começou a chamar atenção na base em 2021. Antes atuava pelas beiradas e com a orientação do técnico Gabriel Bussinger, do Sub-17 na época, foi jogar por dentro como centroavante.

Pelos gols naquele ano, assinou o primeiro contrato profissional em agosto com multa na casa dos R$ 100 milhões. Em 2022, chegou a atuar em alguns jogos pelo Sub-20, mas revelou em entrevista ao DIÁRIO que sentiu o ritmo de jogo e retornou para o Sub-17 no seu “ano bom” da categoria.

O garoto apareceu na lista dos jogadores mais talentosos da geração 2005 pelo site inglês The Guardian. Deivid somou 19 gols em 19 jogos pelo Paulista Sub-17, sendo artilheiro da competição, e quatro gols em 10 partidas pelo Paulista Sub-20. Além de oito confrontos e dois gols no Brasileiro Sub-20 e 10 gols em 11 duelos pelo Brasileiro Sub-17.

Artilheiro, começou 2023 integrado ao Sub-20 para seu primeiro ano na categoria. No entanto, o jogador sofreu com uma lesão na parte posterior da coxa esquerda durante a disputa da Copa São Paulo, em janeiro, e participou de apenas quatro jogos, marcando três gols. Ele vinha se recuperando no próprio elenco principal e chegou a atuar em dois jogos pelo Brasileiro Sub-20, marcando um gol.

Foi então relacionado pelo técnico Odair Hellmann para o confronto na Bolívia pela Sul-Americana, mas fez sua estreia diante o Botafogo-SP na Copa do Brasil. Já seu primeiro gol aconteceu na vitória sobre o Bahia por 3 a 0, na Vila Belmiro, pelo Brasileirão daquele ano. Desde então, teve destaque astronômico chamando atenção dos europeus.