Jair Ventura precisa romper a sequência de tropeços (Crédito: Ivan Storti/Santos FC)

O Santos vai entrar em campo nesta quarta-feira para enfrentar o São Caetano, às 19h30, na Vila Belmiro, com o objetivo de recuperar a liderança do Grupo D do Campeonato Paulista, mas também para evitar uma marca histórica embaraçosa: quatro partidas consecutivas sem vitórias na fase de classificação do Estadual, o que não ocorre há 17 anos.

Nas últimas três rodadas do Paulistão, o Peixe só conseguiu dois pontos. Primeiro, empatou com o Ituano no Pacaembu graças a um gol nos acréscimos; depois, perdeu para o Palmeiras na casa do adversário; por último, empatou com a Ferroviária em Araraquara, depois de estar duas vezes à frente no placar.

Nos últimos anos, o Santos acumulou três jogos seguidos sem vitórias no Paulista em algumas ocasiões, mas quatro rodadas de jejum é algo que não ocorre desde 2001. Naquela temporada, o time alvinegro ficou cinco partidas sem triunfos: empate com o União São João e, na sequência, derrotas para Rio Branco, Botafogo, Corinthians e Ponte Preta. Curiosamente, todos esses jogos foram disputados fora de casa. A sequência de tropeços acabou com a vitória no clássico contra o Palmeiras, na Vila.

Apesar da série negativa, o time alvinegro, na época dirigido por Geninho, conseguiu se recuperar e chegou à semifinal, etapa em que foi eliminado pelo Corinthians.