Dodô tem treinado com o elenco do Santos (Crédito: Raul Baretta/Santos FC)

O Santos ainda tenta resolver o futuro do lateral-esquerdo Dodô e de mais onze jogadores que estão fora dos planos do clube no ‘Grupo B’. A situação do lateral é mais complicada, já que apesar de não estar sendo aproveitado pela comissão técnica de Fábio Carille, é opção na posição caso o Peixe fique sem jogador pelo lado esquerdo.

Dodô chegou ao Alvinegro em julho do ano passado e assinou até o final de 2025. Ele se tornou importante na briga contra o rebaixamento no Brasileirão no ano passado, sendo utilizado até como zagueiro pelo técnico Marcelo Fernandes, mas desfalcou na reta final com dores no joelho.

Na reapresentação para a temporada 2024, o atleta foi informado que não faria parte dos planos para o ano e ficou afastado no ‘Grupo B’. Porém, com problemas na lateral-esquerda, ele foi reintegrado e inscrito na Lista A do Paulistão. Ele ficou no banco em três jogos no estadual, mas não entrou diante a Portuguesa, pelas quartas de final, Red Bull Bragantino, na semifinal, e Palmeiras, na ida da final.

Durante esse período, o Santos viu Felipe Jonatan ir ao Fortaleza, Kevyson sofrer uma lesão de ligamento cruzado anterior, Jorge ser devolvido de empréstimo e Souza se machucar. Com dificuldades pelo lado, Hayner, originalmente lateral-direito, se consolidou pelo lado esquerdo.

Mesmo com poucas opções na lateral-esquerda e até Transferban em algum momento, Dodô não jogou na temporada. Ainda sim, foi inscrito pelo Peixe na Série B do Campeonato Brasileiro, porém não ficou no banco em nenhuma partida da competição. Inclusive ficou até de fora dos jogos-treino contra Portuguesa Santista e Juventus da Mooca em que a comissão tem utilizado jogadores com menor minutagem.

Também não foi relacionado para a disputa da Equality Cup, no Catar, em que o clube levou garotos do Sub-20 e jogadores que não vinha sendo utilizados pelo principal.  Com um salário razoalmente médio a alto diante o teto salarial do ano, a gestão Marcelo Texeira ainda tenta resolver o futuro do lateral-esquerdo e pode ter a solução na janela do meio do ano.

O Departamento de Futebol tentou envolver o atleta em troca com o Goiás pelo goleiro Tadeu, mas o clube goiano recusou a oferta. O staff do jogador também ofereceu o lateral para outros clubes, incluindo o São Paulo, mas o rival não aceitou. Atualmente, Escobar é o titular na posição, Hayner e Rodrigo Ferreira, que são laterais-direito, tem entrado para fazer a função. Souza está no Sub-20, mas faz parte do plantel.

Sem soluções até então, segue treinando sob contrato. Além dele, o Alvinegro tem outros onze atletas que treinam separado no ‘Grupo B’ em um horário pela manhã, alternativo dos treinos do elenco principal, e outros tem até procurado um reforço fora das estruturas do CT Rei Pelé.

Entre os atletas fora dos planos são: o goleiro Paulo Mazoti, os zagueiros Leo Zabala, Derick e Thiago Balieiro, os laterais Pedrinho Scaramussa e Cadu e os volantes João Victor ‘Balão’, Kevin Malthus, Ivonei e Rafael Moreira e o atacante Bruno Marques. O defensor boliviano e o atacante alto possuem mercado exterior.

Leia também: