Alan Patrick retornou ao Internacional (Crédito: Divulgação)

O Santos vai enfrentar o meia Alan Patrick, do Internacional, pela primeira vez nesta quarta (8) desde que retornou ao Brasil, em abril de 2022. Menino da Vila, o jogador foi especulado no Peixe recentemente, mas as negociações não avançaram.

No começo de março, A FIFA anunciou que os jogadores e treinadores estrangeiros que atuam no futebol russo e ucraniano estão liberados para assinarem com outros clubes, em razão da guerra entre os dois países. Segundo a entidade máxima do futebol, os atuais vínculos dos atletas estão suspensos até o final da temporada.

A equipe Colorada foi além e formalizou uma proposta de compra do atleta. O Shakthar Donetsk aceitou cerca de (R$ 2 milhões pela cotação atual) e perdoar uma dívida de 1,5 milhão de euros (R$ 7,57 milhões) pela contratação do meia de 30 anos.

Antes de acertar com o Colorado, o executivo do Santos, Edu Dracena, chegou a conversar com Alan Patrick para tentar um retorno para o Peixe, mas, após saber os valores que estavam sendo envolvidos na negociação, acabou abandonando o negócio. Os altos salários também foram um dos principais empecilhos.

Após isso, o Peixe mudou o foco e foi em busca de outros reforços, mas com características diferentes de Alan Patrick, camisa 10 armador. O Santos anunciou o volante Willian Maranhão, o meia Rodrigo Fernández, meia-atacante Jhojan Julio e o centroavante Bryan Angulo.

Alan Patrick ficou no Santos até o meio de 2011 e participou da conquista da Copa do Brasil de 2010, da Libertadores de 2011 e de dois títulos do Campeonato Paulista. Pelo Peixe, também foi convocado para a Seleção Brasileira, pela qual levantou a taça de campeão sul-americano e mundial sub-20.