
Santos terá ações em homenagem a semana mundial do autismo (Crédito: Divulgação/Santos FC)
O Santos terá ações sociais no jogo contra o Bahia neste domingo (06), às 20h30min, na Vila Belmiro, pela 2ª rodada do Brasileirão, em homenagem à semana mundial do autismo. Será uma parceria com o Santos Inclusão, grupo de torcedores da zona leste de São Paulo, e a Clínica-Escola do Autista, que presta assistência especializada para o tratamento de pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista).
Acompanha de pais e responsáveis, 22 crianças autistas vão entrar em campo com os jogadores utilizando camisas que referenciam a causa autista, bandeirinha personalizada com quebra-cabeças, símbolo do autismo, até a participação dos mascotes Baleião e Baleinha com crachás em alusão ao TEA.
Após o início do jogo, os pequenos poderão acompanhar o Peixe com suas famílias em um local especial, próximo à quadra no Portão 17. Marcelo Teixeira, presidente do clube, destacou o envolvimento do time com a inclusão.
“Ao longo do ano realizamos diversas ações que envolvem campanhas de conscientização, doação, visitas a instituições e recepção de diversas ONGs da Baixada Santista e de todo o Estado de São Paulo na Vila Belmiro. É importante para nós e nos traz muito orgulho. Na verdade, é uma tradição do Santos”, afirmou.
Leia também: Santos Sub-13 vence amistosos contra times do Japão e da Alemanha
Visando abranger uma série de causas sociais importantes para a sociedade, o Alvinegro criou o projeto de responsabilidades sociais ‘Muito Além do Futebol’, que utiliza a imagem da instituição e de seus atletas para conscientizar a população sobre diversos temas, como inclusão, diversidade e equidade.
No ano passado, o Santos realizou uma ação nos mesmos moldes, no Dia do Orgulho Autista, comemorado em 18 de junho. Para além destes eventos, o clube possui um calendário anual de ações sociais, envolvendo o futebol profissional, Sereias da Vila e os Meninos da Vila, evidenciando o compromisso com a responsabilidade social que está enraizada na cultura organizacional da instituição.
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição relacionada ao desenvolvimento do cérebro, que afeta aspectos da comunicação, linguagem, comportamento e interação social. O Dia Mundial da Conscientização sobre o Autismo foi criado pela ONU em 2007 e instituído no Brasil no ano de 2018.
A data visa disseminar informações sobre o espectro autista, como direitos e necessidades dessas pessoas. Durante a semana da data, são realizadas diversas homenagens e ações.
Deixar um comentário