Elano, dono de uma enorme lista de títulos com a camisa do Santos, e tricampeão da Libertadores da América com o Alvinegro Praiano em 2011, passou por muitos clubes na carreira, incluindo o Flamengo.
Com a experiência de quem sabe o que diz, o ex-jogador, hoje treinador de futebol, foi desafiado pelo pessoal da ESPN Brasil, no Programa MunDu Meneses, a eleger, no “mano a mano”, qual time foi melhor: o Santos de 2011, do qual participou, ou o Flamengo de 2019, que teve no Menino da Vila Gabigol seu principal expoente.
O resultado do duelo? Goleada do Peixe, que venceu 9 dos 12 duelos (os 11 jogadores titulares + o treinador) e saiu de “campo” com uma vitória por 9 a 3 sobre o badalado time que, à época, foi comandado por Jorge Jesus.
Os únicos santistas que perderam o mano a mano com os rivais cariocas foram o lateral-direito Danilo, o meio-campista Ibson (que defendeu o Santos no ano citado, mas não jogou na campanha do título da Libertadore) se o atacante Borges, preteridos por Rafinha, Gerson e Gabigol, respectivamente.
Confira abaixo a goleada do Santos de 2011 sobre o Flamengo de 2019, posição por posição, na visão do multicampeão Elano. Os nomes grafados em negrito e itálico foram os vencedores do duelo.
Rafael x Diego Alves
Danilo x Rafinha
Edu Dracena x Rodrigo Caio
Durval x Pablo Marí
Léo x Filipe Luís
Arouca x Arão
Ibson x Gerson
Elano x Everton Ribeiro
Ganso x Arrascaeta
Neymar x Bruno Henrique
Borges x Gabigol
Muricy Ramalho x Jorge Jesus
Matéria besta e desnecessária