O Santos vai contratar dois analistas de marcado e um de desempenho para repor o Departamento de Futebol. Marcelo Teixeira, presidente do clube, foi questionado sobre o processo de contratações no Peixe, já que atualmente não conta com equipe de scout. O dirigente revelou que o Alvinegro perdeu profissionais para outros clubes brasileiros e terá contratações para o setor.
De acordo com Alexandre Gallo, coordenador de futebol, quem analisa os jogadores é a equipe de Analise de Desenvolvimento, composta por Rafhael Barleta, Dênis Lupp, Gabriel Soares e Julio Resende.
“Nessa reconstrução passa também por contratações de profissionais. Nós, ao longo do período, tínhamos excelentes profissionais que hoje estão no Flamengo, Cruzeiro e outros clubes do Brasil. Perdemos esses profissionais por diferença pequena salarial. O Santos está remontando os setores dos seus departamentos. Remontando. Já com a contratação de três profissionais, dois de mercado e um de desempenho. Temos os profissionais atuais do clube, mas há necessidade de nós melhorarmos. Existem clubes na vanguarda do futebol brasileiro com seis avaliadores de mercado. Nós temos um”, afirmou.
Na temporada, o Santos fez 16 contratações: o goleiro Gabriel Brazão, o zagueiro Gil, os laterais Hayner, Aderlan, Rodrigo Ferreira e Escobar, os volantes Diego Pituca e João Schmidt, os meias Cazares, Giuliano e Patrick, Serginho e os atacantes Otero, Willian Bigode, Guilherme e Pedrinho (empréstimo). Ainda trouxe o lateral-esquerdo Jorge emprestado, mas devolveu ao Palmeiras, e o atacante Marcelo, que acabou rescindindo.
“Pretendemos recompor esses setores com dois de mercado, principais do futebol brasileiro, e um de desempenho. Essa é a reconstrução: paciência e tolerância. Das 18 contratações não é o scout que faz o critério. O scout é utilizado de uma forma diferente para fazer uma avaliação de acordo com os profissionais. Temos que fazer com que os profissionais estejam desenvolvendo suas atitudes como agora, para que consiga nesta janela buscar essas alternativas e sim, de uma forma profissional, consiga fazer com o nível de erro seja os menor possível”, completou.
Leia também:
“””Parabéns pelas contratações: do Brasão, Serginho, Rodrigo Ferreira (que foi comprado do Mirassol e uns dias depois tentaram devolver como apurou o GE)….e a cereja do bolo o Patrick grávido”””que veio com o maior salário, mas só vai estar em forma em 2025, como disse o Gallo pra jogar a série A
Raphael Barletta, filho de cartola sempre influente. O SFC sempre movimentando a economia s cidade e combatendo o desemprego. Você, sócio, paga.
Bem lembrado Ricardo, foi o primeiro detalhe que notei na matéria.
Com certeza deve ser parente do famoso, o Santos é de Santos.
De fato, só lembrando que foram os “de fora de Santos” José Carlos Peres e Andres Rueda que levaram o Santos a diversos transferbans, à não classificação para a Copa do Brasil e ao rebaixamento para a série B. Isso sem falar nas compras de Cueva, Jhon Julio e outros, ao desmonte da base, ao sumiço do dinheiro da venda do Rodrigo, e tantos outros desastres administrativos. Quer torcer para um time da Capital? Tem Palmeiras, São Paulo, Corinthians e Juventus.
Senhor, quem é vc para me indicar time para torcer? Acompanho o Santos desde criança, já viajei para o Exterior atrás do meu amado Peixe e fui a 39 estádios brasileiros diferentes para torcer para o Peixe, além de ser sócio adimplente. E vc, provinciano? É da “turma da cidade” que mama no SFC? No mínimo é amigo de algum ocioso da orla que está pendurado no cabidão chamado SFC.
Se é pra falar isso? Kkkk o MT já deixou penhorar o estádio, mas ele é de Santos kkkk O título da libertadores que estamos relembrando e mais um monte de títulos a última boa fase de títulos, teve presidente que não era de Santos, então seu discurso é vazio….esse provincianismo está levando o Santos a ser uma ponte preta da vida mas os 1200 donos do Santos sa cidade de Santos querem isso, importante é ter a cativa no túmulo da Vila Belmiro….* Sinceramente as vezes eu acho que o Melhor é falir mesmo e a tchurma de Santos está fazendo isso acontecer, daí vem uma SAF que por análise de mercado e analisa financeira, percebe que ficar em Santos pra 8 mil gatos pingados é prejuízo, daí esse clube sai de uma vez por todas dessa cidade minúscula….
Considerando a qualidade das últimas contratações, a atual gestão poderia economizar uns trocados. Bastaria ler as brilhantes avaliações dos analistas de desempenho de alta performance que aqui comentam e, imagino, os resultados seriam os mesmos.
Não adianta trazer outros profissionais, se a estrutura e a gestão não forem profundamente transformadas. Como o incumbente do cargo tem pouquíssimo incentivo para mudar o cenário que o beneficia, então volto à sugestão que fiz acima.
Não precisa ser analista de mercado….burocratas do futebol pra saber que Patrick já não jogava futebol em bom nível a peloenos 3 anos, que tem sério problema de sobrepeso e o pior de tudo? Veio pra jogar na esquerda ?? sendo que na esquerda já tinha o Guilherme e o Pedrinho, mas considerando a vinda do Rodrigo Ferreira mais um lateral direito? Já tinha quantos mesmo?? E sua fraca atuação no Grêmio de POA e razoável no Mirassol, da pra entender o nível desse “””Scoutt””” do Santos, o resto é papo furado….
Olha o nível do amadorismo. Deixaram pra montar o departamento de scouting NO MEIO DA TEMPORADA depois de contratar o elenco inteiro!
Alguém aqui realmente acha que esses profissionais serão ouvidos pela gestão?
Quando pintar um negócio de um novo “Serginho” ou um jovem desconhecido indicado pelo scout, quem vocês acham que o nosso grande Gallo vai escolher?
O que deve ter de gente pendurada no Santos não está escrito …
Se entre os rostos conhecidos é notória a troca de favores e doação de cargos para pessoas que não dão qualquer retorno, tudo feito as claras sem qualquer constrangimento, imaginem entre os anônimos ?
O Santos tem uns 500 funcionários , 500 …
O que deve ter de primo do tio do amigo do Zé da padaria , sobrinho do conselheiro fulano , filho do ciclano , gente que aparece no clube 1 x por semana , 1 x a cada 15 dias etc
Enfim , não se joga a maior marca do futebol brasileiro no passado na lama da série B sem ganhar nada há 13 anos e sem qualquer perspectiva a toa
Precisa fazer muita , muita , muita besteira pra conseguir tal feito.
Acabou de contratar o sujeito responsável pelo ” projeto Vasco 2023 ” pra trabalhar em conjunto com o responsável pelo projeto ” Santos 2023/24 ”
Esses dois juntos tem potencial pra serie C.
Olha futebol não se aprende em escolas, faculdades, esses caras tais de scout tem uns que não sabem nem se o futebol é jogado com os ou as mãos, não existe melhor avaliador de jogadores do que quem já esteve lá dentro do campo e foi bom de bola craque, tipo clodoaldo,Léo,e outros que tiveram carreira no clube são do ramo..
Disse tudo Norberto, os olheiros são os que realmente entendem de futebol e tem capacidade para determinar se o moleque tem futuro ou não.
Eu acho que o departamento de nerds tem que existir, mas no sentido de complementar a análise. Assim, acredito que conseguiriam reduzir os erros nas contratações, partindo do princípio que estamos lidando com pessoas honestas.
Como tem sido comum, nesta temporada houve um enorme entra e sai de garotos nas categorias de base do Santos FC. Chegaram quarenta garotos e dispensaram quase o mesmo tanto. Se o número de “candidatos por vaga” fosse dois, seriam oitenta jogadores a serem avaliados. Adicionando os quarenta jogadores que foram dispensados, seriam cento e vinte jogadores a serem criteriosamente acompanhados. Considerando que o presidente admite que o número de profissionais responsáveis pelas análises é insuficiente, a possibilidade de acerto na prospeção de jovens talentos depende mais da sorte do que de um trabalho sério (“alea jacta est”).
O coordenado Gallo disse que o processo de contratação tem inicio com nomes de jogadores que sao oferecidos. O Santos FC se tornou a “meca” dos empresários e agentes de bagres. Tem sido a segunda, a terceira ou a quarta opção dos “vestibolandos” do futebol. Jogadores que não conseguem aprovação em clubes mais organizados, têm no Santos FC a ultima chance. No Alvinegro Praiano a malha da peneira é mais aberta. Para completar, como a fila da base santista não tem andado (poucos jogadores da base tem subido para o time profissional) isso também deve desestimular a vinda de jogadores de maior potencial de sucesso.