Santos deve ganhar mais analistas no Departamento de Futebol (Crédito: Raul Baretta/Santos FC)

O Santos vai contratar dois analistas de marcado e um de desempenho para repor o Departamento de Futebol. Marcelo Teixeira, presidente do clube, foi questionado sobre o processo de contratações no Peixe, já que atualmente não conta com equipe de scout. O dirigente revelou que o Alvinegro perdeu profissionais para outros clubes brasileiros e terá contratações para o setor.

De acordo com Alexandre Gallo, coordenador de futebol, quem analisa os jogadores é a equipe de Analise de Desenvolvimento, composta por Rafhael Barleta, Dênis Lupp, Gabriel Soares e Julio Resende.

“Nessa reconstrução passa também por contratações de profissionais. Nós, ao longo do período, tínhamos excelentes profissionais que hoje estão no Flamengo, Cruzeiro e outros clubes do Brasil. Perdemos esses profissionais por diferença pequena salarial. O Santos está remontando os setores dos seus departamentos. Remontando. Já com a contratação de três profissionais, dois de mercado e um de desempenho. Temos os profissionais atuais do clube, mas há necessidade de nós melhorarmos. Existem clubes na vanguarda do futebol brasileiro com seis avaliadores de mercado. Nós temos um”, afirmou.

Na temporada, o Santos fez 16 contratações: o goleiro Gabriel Brazão, o zagueiro Gil, os laterais Hayner, Aderlan, Rodrigo Ferreira e Escobar, os volantes Diego Pituca e João Schmidt, os meias Cazares, Giuliano e Patrick, Serginho e os atacantes Otero, Willian Bigode, Guilherme e Pedrinho (empréstimo). Ainda trouxe o lateral-esquerdo Jorge emprestado, mas devolveu ao Palmeiras, e o atacante Marcelo, que acabou rescindindo.

“Pretendemos recompor esses setores com dois de mercado, principais do futebol brasileiro, e um de desempenho. Essa é a reconstrução: paciência e tolerância. Das 18 contratações não é o scout que faz o critério. O scout é utilizado de uma forma diferente para fazer uma avaliação de acordo com os profissionais. Temos que fazer com que os profissionais estejam desenvolvendo suas atitudes como agora, para que consiga nesta janela buscar essas alternativas e sim, de uma forma profissional, consiga fazer com o nível de erro seja os menor possível”, completou.

 

Leia também: