Sub-12 do Santos foi campeão da primeira edição do World Football Festival (Divulgação/Santos FC)

O Santos vai disputar a World Football Festival Sub-13 no Japão em abril. É o mesmo torneio em que o Sub-12 foi campeão no ano passado. No entanto, será com uma categoria acima desta segunda edição do torneio que vai do dia 31 de março até o dia 6 de abril. Com sedes no Avispa Football Center e Munakata Global Arena, em Fukuoka.

São 20 equipes participantes (geração nascida a partir de janeiro de 2012) que serão divididas em quatro grupos (A, B, C e D). Na primeira fase, as chaves se enfrentam e os dois melhores colocados avançam para o mata-mata. São sete jogo até a definição do campeão. Segue com 11 jogadores por equipe e impedimento, mas cada tempo terá apenas 25 minutos.

As equipes confirmadas são McLean Youth Soccer (Estados Unidos), Santos (Brasil), Sport (Brasil), Benfica (Portugal), VfB Stuttgart (Alemanha), Olympique Lyonnais (França), Hammarby Fotboll (Suécia), PSG Academy Pro Residency (Senegal), Escola Meilun (Taiwan), Condado de Hualien (Taiwan), Hokkaido Consadole Sapporo (Japão), Kashiwa Reysol (Japão), Kawasaki Frontale (Japão), Cerezo Osaka (Japão), Avispa Fukuoka (Japão), Giravanz Kitakyushu (Japão), V-Varen Nagasaki (Japão), Cabeza Kumamoto (Japão), Yokohama F. Marinos (Japão) e Sagan Tosu (Japão).

Nos próximos dias, serão organizados os grupos e a tabela da competição, que tem uma proposta social e humanizada. A organização do torneio é realizada pela UNASDG Intergovernmental Organization.

A instituição intergovernamental global foi criada para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Foi fundada com o apoio do UNGSII durante a Conferência dos Campeões dos ODS da ONU, realizada em junho de 2019, em Helsinque (Finlândia).

Apesar de ser uma organização internacional de alto nível, a UNASDG IGO não possui cunho político. Sua função é prestar consultoria técnica, apoio financeiro, análise e monitoramento das metas dos ODS, trabalhando em parceria com governos nacionais e entidades privadas.

O 2º WORLD FOOTBALL FESTIVAL representa muito mais do que um torneio. É um movimento global pela paz, inclusão, bem-estar infantil, educação e desenvolvimento sustentável, por meio do futebol — o esporte mais amado do planeta. Com o apoio de embaixadas, clubes renomados, organizações internacionais e patrocinadores, este festival se consolida como um evento transformador para crianças do mundo inteiro.

Leia também: Pedro Caixinha explica folgas ao elenco do Santos: “O jogador tem uma vida fora do futebol”