Na primeira fase, Santos e Corinthians empataram por 0 a 0 (Crédito: Ivan Storti/Santos FC)

O Santos vai enfrentar seu maior rival na semifinal do Campeonato Paulista. Na noite desta quarta-feira, o Corinthians eliminou a Ferroviária nos pênaltis após um empate por 1 a 1, em seu estádio, e se classificou para enfrentar o Peixe. Os dois jogos serão disputados nos próximos fins de semana e as datas e os horários serão decididos nesta quinta-feira, em uma reunião na sede da Federação Paulista de Futebol.

Dono da segunda melhor campanha na classificação geral do Paulista, o Santos terá a vantagem de decidir a vaga na final em casa – o Pacaembu, já que a Vila Belmiro continua em reforma. A primeira partida da semifinal será disputada na Arena Corinthians, já que o time da Capital é o terceiro colocado do Estadual. Os dois jogos serão realizados com a presença apenas de torcedores do clube mandante.

Na fase de classificação do torneio, o Santos empatou por 0 a 0 com o rival, em território adversário. Em três clássicos disputados na primeira fase, o Peixe saiu invicto, com uma vitória e dois empates. O time dirigido por Jorge Sampaoli não sofreu gols nos duelos contra os tradicionais oponentes.

A última vez que os dois alvinegros se enfrentaram em um mata-mata no Campeonato Paulista foi na final da edição de 2013, vencida pelo clube da Capital. Contando todas as competições, o último confronto eliminatório teve triunfo do Peixe: nas oitavas de final da Copa do Brasil de 2015, o Santos venceu as duas partidas e avançou na competição nacional.