Sampaoli treinou o Santos em 2019 (Foto: Divulgação / Santos FC)

O técnico Jorge Sampaoli, principal alvo do Santos para 2025, está próximo de fechar contrato com o Rennes, da França, onde substituirá Julien Stéphan, demitido na última quinta-feira (7). A informação foi divulgada pelo L’Équipe e confirmada pelo DIÁRIO. Com isso, as negociações com o clube santista para a próxima temporada perderam força.

Recentemente, Sampaoli esteve em contato com o Santos para uma possível volta em 2025, com o retorno do time à Série A. O clube ofereceu um contrato que incluiria multa rescisória para o treinador e sua comissão, mas a proposta do futebol europeu atraiu o técnico argentino. O contrato com o Rennes será de apenas seis meses, até o fim da temporada 2024/25 na Europa.

Sem perspectivas de renovar com Fábio Carille, o Santos agora considera alternativas para o comando em 2025. Entre os técnicos cogitados estão os portugueses Pedro Caixinha e António Oliveira, ambos disponíveis no mercado.

O Santos chegou a buscar Sampaoli ainda em 2024, mas o treinador preferiu não assumir o time enquanto o clube disputa a Série B. Apesar do interesse em um possível retorno, Sampaoli deixou claro que só aceitaria assumir o Peixe em 2025, caso o clube confirmasse o acesso à elite do futebol brasileiro.

Sampaoli treinou o Santos em 2019, sob a presidência de José Carlos Peres, levando a equipe ao vice-campeonato do Brasileirão e obtendo a melhor campanha histórica de um vice-campeão. Foram 35 vitórias, 13 empates e 15 derrotas em 63 jogos, com um total de 102 gols marcados e 55 sofridos. O argentino, contudo, saiu no fim da temporada por insatisfação com a falta de investimentos e moveu um processo contra o clube, que foi condenado a pagar R$ 4,4 milhões ao técnico por direitos trabalhistas.