Santos tem a expectativa de vender Joaquim nesta janela do meio do ano (Crédito: Raul Baretta/Santos FC)

O Santos recusou propostas pelo zagueiro Joaquim por considerar os valores baixos. A gestão de Marcelo Teixeira acredita que uma proposta acima de 10 milhões de euros seria o ideal para a venda do jogador. Valorizado, o defensor é titular absoluto  do técnico Fábio Carille e tem vínculo com o clube até o fim de 2026.

A primeira recusa foi pela oferta do Botafogo por 10 milhões de euros, porém o parcelamento desse valor a longo prazo afastou o interesse da diretoria. Outros clubes da Série A do Brasileirão também demonstraram vontade em contar com o atleta. O Atlético-MG e agora o Bahia, que de acordo com o Globo Esporte fez uma proposta de 9 milhões de euros, porém ainda abaixo do que o mandatário santista vislumbra e tenta envolver outros atletas.

Outro não do Peixe recente foi referente a uma oferta do Tigres (México), informação do jornalista Venê Casagrande. Foi oferecido 4 milhões de doláres e o fim da dívida por Soteldo (que gira entre 3 milhões de dólares). Uma negociação ainda longe do desejo santista e valor menor até do que o oferecido pelo time baiano, por exemplo.

Joaquim, apesar do carinho pelo Alvinegro, entende que o clube precisa de uma venda para aliviar o caixa e também tem o desejo de um mercado maior. Atualmente, o staff do zagueiro está na Europa em busca de propostas pelo atleta no valor ideal que a diretoria santista quer. O mercado italiano e russo demonstram ‘forte’ interesse no jogador nesse momento.

Enquanto isso, Joaquim se recupera de um estiramento no ligamento colateral medial do joelho esquerdo e tem previsão de recuperação para a próxima semana. Na temporada, são 3 gols em 27 partidas. O zagueiro ficou de fora em apenas três jogos no ano: diante o Mirassol, no estadual, cumprindo suspensão por cartões, e no Brasileiro contra a Chapecoense, por opção técnica, e Ceará, devido a lesão.

Pelo Paulistão, foram 15 jogos e dois gols anotados – contra o Água Santa, na fase de grupos, e diante o Red Bull Bragantino, na semifinal. Já pela Série B do Campeonato Brasileiro, são 12 confrontos e um gol marcado (diante o Botafogo-SP). Porém, com camisa santista ele tem ao todo 66 jogos e 6 gols anotados..

HISTÓRICO

Joaquim é natural de Muriaé (Minas Gerais) e tem 25 anos. O zagueiro começou a carreira profissional no Paulista de Jundiaí. Depois, teve passagens por Murici, São José-SP, Botafogo-SP e no Sub-23 do Cuiabá em 2021. Na equipe do Mato Grosso, logo ganhou destaque até ser contratado pelo Santos em fevereiro do ano passado.

Na época, a diretoria santista comprou o jogador por 3 milhões de euros (cerca de R$ 16,5 milhões) por 60% dos direitos econômicos e deixou os outros 40% com o Dourado. Joaquim chegou com desconfiança do torcedor, mas logo se firmou na equipe titular e teve 2 gols em 39 partidas no ano passado.

Em 2023, foram quatro jogos pelo Campeonato Paulista, um duelo pela Copa Sul-Americana, um gol diante o Ceilândia em três partidas pela Copa do Brasil e outros 31 confrontos pela Série A do Brasileiro, competição que marcou dois gols (Coritiba e Flamengo).

Leia também: