Na lista dos 10 goleiros com mais jogos na história do Santos, Vanderlei é um dos poucos ídolos do atual elenco alvinegro. Mas o arqueiro pode estar com os dias contados no clube.
O Peixe recebeu nas últimas horas uma oferta do Grêmio por Vanderlei, notícia dada primeiramente pelo jornal Lance! e confirmada pelo DIÁRIO DO PEIXE. Os valores não agradaram a direção alvinegra, que já fez uma contraproposta e a situação pode ser definida nas próximas horas. Na tarde desta terça-feira inclusive o presidente José Carlos Peres fez uma reunião só para falar sobre o futuro do atleta.
A ideia do Santos era manter Vanderlei na Vila Belmiro. O clube esperava a chegada do técnico Jesualdo Ferreira para uma análise mais próxima do elenco. Mas a possível escolha de Everson como titular e o alto salário de Vanderlei, cerca de R$ 400 mil, balançam o Peixe.
A direção sabe da identificação do goleiro com a torcida, além de gostar do comportamento do atleta, que mesmo quando foi para a reserva não reclamou publicamente. Mas como Everson é o preferido de Jesualdo para começar a temporada como titular, a diretoria analisa nesse momento outro ponto: economizando o alto salário do goleiro o clube pode seduzir outro grande jogador para defender as cores do Peixe no ano. Além desse fato, uma negociação do atleta ainda traria um dinheiro aos cofres santistas e o contrato do arqueiro termina em dezembro, isto é, em julho ele já poderia assinar pré-contrato com qualquer equipe.
Contra a saída de Vanderlei, pesam o status do jogador com a torcida santista e a possibilidade também de reforçar um adversário direto pelos títulos da Libertadores, Copa do Brasil e Brasileirão. Só que o fluxo de caixa nesse momento fala mais alto, e a possibilidade de fazer dinheiro e ainda a chance de trazer um grande jogador que viria para ser titular, substituindo um reserva, falam mais alto nessa atual conjuntura.
Diretoria incompetente do Caramba Deixar um Dos melhores Goleiro Do Brasil ir embora.
Goleiro com idade avançada, com salário muito alto para ficar na reserva e com contrato encerrando no final do ano, de modo que já vai ficar livre no meio do ano, e poderá sair sem que o Santos ganhe, ao menos, um saquinho de pipoca, como ocorreu no caso do Gustavo Henrique. Na opinião de muitos, seria o titular, mas, como o técnico prefere o Everson (o goleiro que encolhe os braços), o melhor para o Santos, considerando o fluxo de caixa, seria vendê-lo mesmo que o valor oferecido fique aquém do valor desejado pela diretoria do Santos, caso contrário, vai perder a chance de embolsar uns trocos e, ainda, vai gastar uma boa grana com os salários até o final do contrato.