Soteldo é o atual camisa 10 do Santos (Crédito: Ivan Storti/Santos FC)

O Santos anunciou na manhã desta sexta-feira (16) a compra em definitivo do meia Yeferson Soteldo. O camisa 10 estava emprestado pelo Tigres (México) até julho deste ano, mas o clube realizou a compra de 50% do passe. Mesmo não vivendo uma boa fase, o Peixe apostou em “correr o risco”.

O Santos espera que, após superar lesões, Soteldo emplaque uma sequência jogando e ganhe mais ritmo. A primeira lesão do jogador aconteceu em outubro do ano passado. Ele sofreu um estiramento na posterior da coxa direita e foi diagnosticado com uma lesão no bíceps femural. Assim, não jogou mais em 2022.

Em abril, o venezuelano sofreu uma lesão muscular moderada na coxa esquerda e perdeu cerca de três semanas. Em janeiro deste ano, uma lesão no ombro o fez passar por um procedimento cirúrgico e tirou o jogador dos gramados por três meses. Neste tempo, também foi poupado por conta de uma entorse leve no tornozelo.

O Santos decidiu comprar o meia-atacante, mesmo sem repetir as grandes atuações de sua primeira passagem, por ver em Soteldo o grande “diferencial” da equipe. O clube lamenta a falta de sorte do camisa 10, que precisou enfrentar diversas lesões, mas confia em uma retomada com sequência em campo.

Odair Hellmann também deixou claro que a permanência de Soteldo é fundamental e que uma possível saída afetaria diretamente o rendimento da equipe. Sem dinheiro para investir em novos nomes, o treinador pede ao menos para não perder os que estão no grupo.

Por fim, a identificação com o clube. Quando deixou o clube em 2021, fez juras de amor e prometeu que voltaria, fato que se concretizou no meio do ano passado. Com propostas do São Paulo, optou pelo Peixe e disse em coletiva que estava “em casa”.

Soteldo foi um dos jogadores que mais sentiu a morte do Rei Pelé, em dezembro no ano passado. Atual camisa 10, o jogador compareceu no velório do maior jogador de todos os tempos e chegou a personalizar sua chuteira com “Eterno Rei Pelé 1940 – e o símbolo da eternidade”.

Em 2023, Soteldo fez 14 partidas e distribuiu três assistências. Ao todo, disputou 126 jogos e 20 gols pelo Santos, sendo o terceiro maior artilheiro estrangeiro da história do clube. Desde o retorno, ainda não balançou as redes com a camisa santista.

Nesta quinta-feira (16), defendeu a Seleção da Venezuela. Ele fez o gol da vitória por 1 a 0 sobre Honduras, em amistoso disputado nos Estados Unidos. Ele tinha marcado pela última vez no dia 10 de abril de 2022, na vitória por 1 a 0 do Tigres sobre o Querétaro.

Leia também: