Santos vence a Ferroviária e avança à final do Campeonato Paulista Sub-17

Por |2024-10-18T18:15:38-03:0018 de outubro de 2024, 18:08 |

Santos está na final do Paulista Sub-17 (Crédito: Bruno Vaz/Santos FC)

O Santos venceu a Ferroviária por 2 a 0, no CT Rei Pelé, na volta da semifinal do Campeonato Paulista Sub-17, nesta sexta-feira (18). Os gols do jogo foram anotados por Vinicius Lira e Mateus Xavier. Na ida, os Meninos da Vila já tinham vencido por 1 a 0, na Fonte Luminosa. Com os triunfos o Peixe avançou para a final do estadual.

A equipe do técnico Elder Campos aguarda o resultado entre Corinthians e São Paulo para saber quem enfrentará na grande decisão. Com o resultado, o clube também garante vaga para a Copa do Brasil Sub-17 de 2025.

Agora, o Sub-17  volta as atenções para a semifinal do Brasileiro. Depois de empate por 2 a 2 no Rio de Janeiro, o Alvinegro volta a enfrentar o Fluminense nesta quarta-feira (23), às 15 horas, na Vila Viva Sorte.

No estadual, o Alvinegro tem 20 vitórias, 1 empate e 3 derrotas, com 77 gols marcados e apenas 9 sofridos.  Na primeira fase, teve 9 vitórias e 1 empate, com 41 gols marcados e 3 sofridos. Já na segunda fase, foram 5 vitórias e 1 derrota, com 17 gols marcados e 2 sofridos.

Por fim, na terceira fase, encerrou com com 4 vitórias e 2 derrotas, com 16 gols marcados e 4 sofridos. Nas quartas de final, classificou passando pelo Ituano no agregado de 6 a 1. Já nas semifinais, fizeram 3 a 0 no agregado sobre a Ferroviária.

Mateus Xavier marcou duas vezes contra a Ferroviária (Crédito: Bruno Vaz/Santos FC)

O JOGO

Nos primeiros dez minutos de jogo, o Peixe pressionava no campo de ataque e conseguiu suas primeiras finalizações em cruzamentos para a área. Na primeira, Padula foi bloqueado. Na segunda, Luca Meirelles cabeceou para grande defesa do goleiro. Aos 25, Padula chegou em velocidade à linha de fundo pelo lado direito e se posicionou para cruzar para a área.

No meio dela, Luca Meirelles subiu mais alto que seus marcadores e parou em mais uma grande defesa do goleiro, que se esticou para defender no canto direito. Na segunda etapa, Vinícius Lira abriu o placar para o Peixe logo aos seis minutos. Padula fez grande jogada pela ponta direita e foi fintando todos os marcadores até invadir a grande área. O camisa 7 cruzou rasteiro para a área e a bola passou por Mateus Xavier até chegar ao camisa 3. Bem posicionado, Vinícius Lira chegou concluindo com firmeza para as redes.

Já aos 34, Pradella, que tinha acabado de entrar no jogo, foi derrubado ao invadir a grande área e o árbitro apontou penalidade máxima para o Santos. Guilherme Cruz buscou batida no ângulo esquerdo e carimbou a trave.

Quatro minutos depois, foi Mateus Xavier que marcou o segundo gol santista. Cabelo roubou a bola dos adversários pela ponta direita e passou para Guilherme Cruz. Com cruzamento rasteiro para a entrada da área, ele acionou Mateus Xavier. O camisa 11 dominou ajeitando e tirou do goleiro para estufar as redes do canto esquerdo, sem chances de defesa ao goleiro. O tento colocou números finais na partida.

FICHA TÉCNICA

SANTOS 2 X 0 FERROVIÁRIA

Local: CT Rei Pelé, em Santos (SP)
Data: sexta-feira, 18 de outubro de 2024
Horário: 15h (de Brasília)
Árbitro: Leomar de Jesus Oliveira
Assistentes: Izabele de Oliveira e Juliana Vicentin Esteves

Cartão amarelo: (AFE) Heitor e Leonardo Simples

Gols: (SFC) Vinícius Lira, aos 6′ e Mateus Xavier, aso 38′ do 2ºT

Santos: João Pedro; Guilherme Cruz, Ryan (João Alencar), João Ananias e Vinícius Lira (Rafael Gonzaga); Gabriel Paes (Diego Ferreira), Lucas Jaime (Cabelo) e Murillo Pará (Pepê Fermino); Padula (Juninho), Mateus Xavier e Luca Meirelles (Pradella). Técnico: Elder Campos

Ferroviária: Malacize; Zuccaro, Leonardo, Ticianelli e Heitor (Otávio); Matão, Marcelo (Brizola) e Coutinho (Gabriel Parente); Valadão, Alisson (Rafael Borges) e Arthur (Davi Lira). Técnica: Jean Carlo

Leia também: Dupla do Santos atua no empate do Brasil com o Uruguai no Sul-Americano Sub-16

REGULAMENTO

São 84 clubes participantes da competição divididos em 14 grupos regionalizados com seis times em cada. Na primeira fase, as chaves se enfrentavam entre si em turno e returno. Apenas os dois melhores colocados de cada grupo mais os quatro melhores terceiros colocados avançavam. Na segunda fase, as 32 equipes classificadas foram novamente divididas em oito grupos com quatro times em cada.

As oito chaves se enfrentavam entre si em turno e returno, os dois melhores colocados de cada grupo avançaram à terceira fase. Essas 16 equipes classificadas foram novamente divididas em quatro grupos com quatro times em cada. Segue o modelo de turno e returno se enfrentando dentro da própria chave.

Os dois melhores colocados de cada grupo avançaram às quartas de final. No mata-mata, jogos de ida e volta e o time com melhor campanha decidiria em casa. Em caso de empate no placar agregado, a decisão seria nos pênaltis. Assim por diante nas semifinais e na final.

Veja os jogos do Santos no Paulista Sub-17:

Primeira fase

  • Mauaense 0 x 7 Santos – Pedro Padula (2), Rafael Gonzaga, Benício Bosse, Fernardo Pradella, Dudu Gimenes e David Damásio
  • Santos 5 x 0 EC São Bernardo – Pedro Padula (3), Benício e Juninho
  • Jabaquara 0 x 5 Santos – Roberto, Juninho, Benício Posse, Gustavo Assis e Felipe Quinélli
  • Santos 0 x 0 Água Santa
  • Mauá 0 x 2 Santos – Ryan e Lucca Amaro
  • Santos 9 x 1 Mauaense – David Damásio (2), Murilo Teixeira, Vinícius Fabri, Lucca Amaro, Juninho, Murillo Pará, Fernando Pradella e Pepê Fermino
  • EC São Bernardo 0 x 2 Santos – Davi Santos e Fernando Pradella
  • Santos 4 x 0 Jabaquara – Lucca Amaro, Nicolas Augusto, Davi Santos e Juninho
  • Água Santa 0 x 1 Santos – Lucas Jaime
  • Santos 6 x 2 Mauá – Lucca Amaro (2), Juninho, Benício, Pedro Padula e Nadson

Segunda fase

  • I9 Football Tech 1 x 0 Santos
  • Santos 3 x 0 Desportivo Brasil – Fernando Pradella, Antonny e João Victor
  • Inter de Limeira 0 x 2 Santos – Luca Meirelles e Pedrinho
  • Santos 4 x 1 Inter de Limeira – Antonny (3) e Lucca Amaro
  • Desportivo Brasil 0 x 6 Santos – Lucca Amaro (2), Vinicius Lira (2), Juninho e Vinicius Fabri
  • Santos 2 x 0 I9 Football Tech – Nicolas e Lucca Amaro

Terceira fase 

  • Comercial 0 x 1 Santos – João Victor Alves
  • Santos 4 x 1 Ferroviária – Murillo Pará, Mateus Xavier, Luca Meirelles e Juninho
  • Mirassol 0 x 4 Santos – Mateus Xavier (2), Luca Meirelles e Padula
  • Santos 0 x 1 Mirassol
  • Ferroviária 1 x 0 Santos
  • Santos 7 x 1 Comercial – Pradella (2), Juninho (2), Fabiano, Lorenzo de Paula e Vinícius Fabri

Quartas de final

  • Ituano 1 x 0 Santos
  • Santos 6 x 0 Ituano – Mateus Xavier (2), Luca Meirelles (2), Lucca Amaro e Vinícius Lira

Semifinal

  • Ferroviária 0 x 1 Santos – Mateus Xavier
  • Santos 2 x 0 Ferroviária – Vinicius Lira e Mateus Xavier

Compartilhe essa notícia, escolha a sua rede!

Um comentário

  1. Mauro 18 de outubro de 2024 em 19:30- Responder

    Boa molecada!!! Parabéns!!! Vamos trazer estes 2 canecos para o peixão!!!

Deixar um comentário

Ir ao Topo