Santos vence o Bahia de virada pelo Brasileiro Sub-20

Hyan marcou o gol da vitória de virada do Sub-20 (Crédito: Bruno Vaz/Santos FC)

O Santos venceu o Bahia de virada por 2 a 1, no CT Rei Pelé, em Santos (SP), pela 11ª rodada da primeira fase do Campeonato Brasileiro Sub-20, nesta terça-feira (25). Os gols do Peixe foram marcados por Gabriel Bontempo e Hyan.

A equipe do técnico Orlando Ribeiro sobe para a terceira colocação, com 19 pontos, somando seis vitórias, um empate e quatro derrotas, com 25 gols marcados e 19 sofridos. Os Meninos da Vila venceram o Internacional (F), Ceará (C), Fluminense (C), Fortaleza (F), Grêmio (C) e Bahia (C), empataram com o Athletico-PR (F) e perderam para o Flamengo (C), América-MG (F), Atlético-MG (C) e São Paulo (F).

Nos próximos compromissos, terá o Aguaí na sexta-feira (28), às 15 horas, no mesmo palco, mas pelo Campeonato Paulista. Pelo Brasileiro, terá o Palmeiras na outra quinta-feira (04), às 15 horas, no Bruno José Daniel.

O jogo

Com apenas três minutos, o Peixe chegou pela ponta esquerda do ataque. Souza cruzou na direção da pequena área e Enzo Monteiro chegou para completar, mas teve posição irregular assinalada pelo árbitro assistente. Dez minutos depois, Hyan ganhou dividida pelo alto, mandando de cabeça na direção da ponta esquerda do ataque.

Mateus Xavier teve espaço para avançar até a linha de fundo, antes de cruzar rasteiro, para trás. Matheus Lima chegou batendo colocado da entrada da área, mas mandou para fora. Com 18 minutos jogados, Souza chegou novamente pela ponta esquerda para cruzar para a área. A defesa do Bahia afastou nos pés de Gabriel Bontempo, que foi rápido para finalizar.

A batida rasteira no canto inferior direito parou em defesa do goleiro, antes de ser afastada pela defesa. No minuto seguinte, foi o Bahia que abriu o placar. Em chegada pela direita da grande área, o camisa 9 dos adversários, Tiago, aproveitou a saída do goleiro santista e tocou por cobertura para colocar a bola no fundo das redes.

O Peixe foi rápido para empatar, logo aos 20 minutos. Matheus Lima chegou pela direita do ataque e cortou para o meio, invadindo a grande área. Em cruzamento rasteiro, ele fez a bola chegar a Souza. O camisa 3 bateu forte e cruzado, para a pequena área, onde Gabriel Bontempo chegou para completar para dentro da meta.

No segundo tempo, com cinco minutos, Souza tabelou com Mateus Xavier pela esquerda da área e, ao receber a bola próximo à linha de fundo, o lateral chegou batendo cruzado, com força. O goleiro espalmou para o meio da área e Hyan chegou de trás para completar. Com desvio na marcação, a batida do camisa 8 saiu em escanteio pela direita.

Com 16 minutos, Mateus Xavier cruzou a bola pela esquerda e Hyan subiu alto para cabecear. A bola desviou no braço do adversário antes de sair por cima da meta, mas a arbitragem só assinalou escanteio. Dois minutos depois, Enzo Monteiro foi derrubado dentro da grande área e o árbitro apontou pênalti para o Santos FC. Hyan se encarregou da cobrança e bateu com firmeza para o fundo das redes do canto esquerdo.

Na metade da segunda etapa, Matheus Lima lançou a bola do campo de defesa para a esquerda da grande área. Enzo Monteiro ganhou pelo alto e cabeceou na direção de Hyan. O camisa 8 tentou finalizar na saída do goleiro, mas foi bloqueado. Aos 24, Gabriel Bontempo cobrou escanteio pela direita e Jair subiu alto para cabecear. Com desvio, a bola saiu à direita da meta, a poucos centímetros da trave.

Já com 40 minutos, Gabriel Andrade cobrou falta pela esquerda do campo ofensivo. Ele arriscou batida colocada direto para o gol, mas mandou por cima do travessão. Nos acréscimos, Enzo Monteiro recebeu bola na intermediária ofensiva e, de costas para o gol, girou sobre o marcador para enfiar passe em profundidade para João Victor. O atacante invadiu a área e bateu na direção do canto inferior direito, mas parou em defesa segura do goleiro.

FICHA TÉCNICA

SANTOS FC 2 X 1 BAHIA

Local: CT Rei Pelé, em Santos (SP)
Data: terça-feira, 25 de junho de 2024
Horário: 15h
Árbitro: Guilherme Francisco Maciel da Silva e Rosário
Assistentes: Leonardo Tadeu Pedro e Gabriel Rodrigues Santos
Cartão amarelo: (ECB) Jota
Gols: (SFC) Gabriel Bontempo, aos 20′ do 1ºT e Hyan, aos 19′ do 2ºT; (ECB) Tiago, aos 19′ do 1ºT
Santos FC: Gustavo Jundi; João Alencar (Guilherme Cruz), Jair, Matheus Matias (Samuel) e Souza (Vinícius Lira); Gustavo Henrique, Hyan e Gabriel Bontempo (André Klaus); Matheus Lima (João Victor), Mateus Xavier (Gabriel Andrade) e Enzo Monteiro. Técnico: Orlando Ribeiro
Bahia: Pedro; Fredi, Daniel, Kauã Davi e Rafael (Alex); Pedrinho (Jota), Paulo Souto (Dodô) e Roger (João Coni); Vitinho (Ruan Pablo), Gustavo Ulguin (Juninho) e Tiago. Técnico: Rogério Ferreira

REGULAMENTO

São 20 clubes participantes (os vinte melhores colocados do Ranking Nacional de Clubes da CBF). Em grupo único, as equipes se enfrentam em turno único. Após as 19 rodadas, os oito melhores colocados avançam para as quartas de final. A melhor campanha pega a oitava melhor, a segunda enfrenta a sétima e assim por diante.

Nas quartas de final e semifinal, jogo único. Já a grande final com ida e volta. No mata-mata, as melhores campanhas são mandantes no jogo único e em caso de final decide em casa.

Veja os resultados do Santos no Brasileiro Sub-20:

  • Internacional 2 x 3 Santos – Felipe Laurindo (P), Enzo Monteiro e Mateus Xavier
  • Santos 5 x 2 Ceará – Miguelito (3), Enzo Monteiro e Hyan
  • Athletico-PR 1 x 1 Santos – Mateus Xavier
  • Santos 1 x 3 Flamengo – Mateus Xavier
  • Santos 3 x 1 Fluminense – Felipe Laurindo, Miguelito e Gustavo Henrique
  • Fortaleza 0 x 2 Santos – Bernardo e Diego Borges
  • América-MG 2 x 0 Santos
  • Santos 4 x 1 Grêmio – Matheus Lima, Bernardo (P), Luca Meirelles e Mateus Xavier
  • Santos 1 x 2 Atlético-MG – Matheus Lima
  • São Paulo 4 x 3 Santos – Rodrigo Cezar, Hyan (P) e Jair
  • Santos 2 x 1 Bahia – Gabriel Bontempo e Hyan

Leia também: