O uruguaio Carlos Sánchez comemora o gol da vitória do Santos diante do Bahia (Crédito: Ivan Storti/SantosFC)

Com um gol de Carlos Sánchez em cobrança de pênalti, o Santos venceu o Bahia por 1 a 0 na noite desta quinta-feira, na Vila Belmiro, em Santos, manteve a terceira colocação do Campeonato Brasileiro e ficou mais perto de garantir uma vaga na Copa Libertadores de 2020.

Com o resultado, o time comandado por Jorge Sampaoli chega aos 55 pontos, abre seis pontos de vantagem sobre o São Paulo (quarto colocado), oito sobre o Grêmio (o primeiro fora do G4 – com vaga na fase de grupos da Libertadores) e dez pontos sobre o Corinthians (sétimo colocado e primeiro fora da zona de classificação).

Na próxima rodada, domingo, o Santos recebe o Botafogo, também na Vila Belmiro.

O jogo

A primeira chance do jogo foi do Bahia. Aos cinco minutos, Artur lançou Gilberto no contra-ataque e o atacante chutou cruzado, mas o goleiro Everson fez boa defesa. O Santos respondeu aos 11 minutos. Após cruzamento de Sánchez, Soteldo recebeu no segundo pau, cortou o zagueiro e soltou a bomba, mas o goleiro Douglas fez grande defesa e evitou o gol do Peixe.

O Santos marcou aos 17 minutos. Após confusão na área, Gustavo Henrique chutou, o goleiro Douglas defendeu e o atacante Eduardo Sasha empurrou para o gol. O árbitro chegou a confirmar o gol, mas o VAR confirmou o impedimento do atacante do Peixe.

Eduardo Sasha perdeu outra grande chance aos 37 minutos. O lateral-esquerdo Jorge bateu por cobertura da entrada da área, o goleiro Douglas defendeu e, no rebote, Sasha chutou longe do gol. Aos 40, Carlos Sánchez cobrou falta da entrada da área e a bola passou raspando a trave de Douglas.

O Santos abriu o placar aos oito minutos do segundo tempo. O atacante Marinho aproveitou saída de bola errada do Bahia, invadiu a área e sofreu pênalti. Carlos Sánchez com categoria e fez o gol do Peixe, o 15º dele na temporada.

Depois do gol, o Peixe seguiu com o domínio do jogo, mas desacelerou. O castigo quase saiu aos 37 minutos. Após cobrança de falta da intermediária, Moisés cabeceou no segundo pau para o meia da área e Juninho pegou de primeira para estufar a rede de Everson. O árbitro marcou o gol, mas o VAR anulou a jogada por impedimento.

SANTOS 1 X 0 BAHIA

Estádio: Vila Belmiro, em Santos (SP)
Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhães (RJ)

Gols: Carlos Sánchez, aos oito minutos do segundo tempo
Cartões amarelos: Pará, Gregore, Marinho, Alison, João Pedro, Ronaldo, Jean Mota, Lucas VeríssimoCartões vermelhos:

Público: 5.634
Renda: R$ 209.580,00

SANTOS
Everson, Pará, Lucas Veríssimo, Gustavo Henrique e Jorge; Alison, Carlos Sánchez e Evandro; Marinho (Tailson, aos 31 minutos do segundo tempo), Eduardo Sasha (Jean Mota, aos 29 minutos do segundo tempo) e Soteldo (Felipe Jonatan, aos 43 minutos do segundo tempo). Técnico: Jorge Sampaoli

BAHIA
Douglas, Nino Paraíba, Lucas Fonseca, Juninho e Moisés; Gregore (Ronaldo, no intervalo), João Pedro (Marco Antônio, aos dez minutos do segundo tempo)  e Flavio; Artur, Gilberto e Elber (Rogério, aos 22 minutos do segundo tempo). Técnico: Roger Machado.