Eduardo Sasha cabeceia para marcar o gol da vitória do Santos contra o Ceará (Crédito: Ivan Storti/Santos FC)

O Santos bateu o Ceará por 1 a 0 na tarde deste domingo (2/6), na Arena Castelão, em Fortaleza, e alcançou o terceiro lugar no Campeonato Brasileiro 2019. O gol da vitória santista foi marcado por Eduardo Sasha e encerrou um jejum de três jogos sem marcar da equipe comandada por Jorge Sampaoli.

O técnico argentino promoveu as estreias de Fernando Uribe e Marinho, reforços recém-chegados à Vila Belmiro. O atacante colombiano teve atuação discreta e Marinho mostrou muita disposição e quase marcou nos poucos minutos que atuou.

Com o resultado, o Peixe soma 14 pontos, um a menos que o Atlético-MG e dois a menos que o Palmeiras. O próximo compromisso do Santos será no próximo domingo, às 19h, contra o Atlético-MG, na Vila Belmiro. Antes, na quinta-feira, os santistas enfrentam o mesmo Atlético-MG, mas desta vez pela Copa do Brasil, no Pacaembu, às 20h.

O Santos tentou manter seu padrão de jogo no início da partida, de posse de bola e pressão sobre o adversário, mas demorou a engrenar. Com o estreante Uribe e com Copete, que pouco tem sido utilizado, o ataque santista mostrou desentrosamento.

Nesse cenário, o Ceará aproveitou a empolgação pelos últimos resultados e o estádio lotado para atacar o Peixe. Aos 8min, Fernando Sobral chutou forte e obrigou Everson a uma boa defesa. No rebote, o time cearense desperdiçou a oportunidade.

A primeira chance real de gol santista só ocorreu aos 30min, quando Sánchez cruzou, a zaga rebateu e o próprio Sánchez teve chance de chutar, mas a zaga cearense acabou salvando.

O Peixe continuou dando espaço espaço para o Ceará, que continuou mais perigoso durante todo o primeiro tempo.

Mesmo sem jogar bem, o Santos conseguiu abrir o placar aos 7min da etapa final. Jean Mota fez ótimo lançamento para Felipe Jonatan, que entrara no lugar de Copete no intervalo. O lateral-esquerdo tocou para trás e Sánchez fez ótimo cruzamento para Eduardo Sasha marcar de cabeça, fazendo seu terceiro gol no Campeonato Brasileiro.

Depois do gol, o time do Nordeste passou a pressionar mais a defesa santista. Mas a melhor oportunidade aconteceu após erro de Éverson, que saiu do gol para cabecear, mas a bola sobrou para Thiago Galhardo, que encobriu o goleiro santista. A bola bateu no travessão e a zaga do Peixe afastou.

Os dois times continuaram buscando o gol e perderam boas chances no final, mas o placar continuou favorável ao Santos.

CEARÁ 0 X 1 SANTOS

Estádio: Castelão, em Fortaleza (CE)

Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (MG)

Cartões amarelos: Carlos Sánchez, Luiz Otávio, Fernando Sobral

Gol – Eduardo Sasha, aos 7min do segundo tempo.

Público total: 51.809

 CEARÁ
Diogo Silva; Samuel Xavier, Valdo, Luiz Otávio e João Lucas; Fabinho, Pedro Ken (Felipe Silva, aos 38min do segundo tempo), Thiago Galhardo; Fernando Sobral, Leandro Carvalho (Mateus Gonçalves, aos 32min do segundo tempo) e Bergson (Ricardo Bueno, aos 22min do segundo tempo). Técnico: Enderson Moreira

SANTOS
Eversoni, Victor Ferraz, Lucas Veríssimo, Felipe Aguilar e Jorge; Jean Lucas, Carlos Sánchez e Jean Mota; Eduardo Sasha (Marinho, aos 34min do segundo tempo), Uribe (Alison, aos 22min do segundo tempo) e Copete (Felipe Jonatan, no intervalo). Técnico: Jorge Sampaoli