O Santos venceu o Cruzeiro por 2 a 1, no Castor Cifuentes, em Nova Lima (MG), jogo de ida das quartas de final do Campeonato Brasileiro Sub-17, nesta quarta-feira (18). Os gols do Peixe foram anotados por Mateus Xavier e Gabriel Paes.
A partida da volta está agendada para a próxima quarta-feira (25), às 15 horas, no CT Rei Pelé. Mas antes do duelo decisivo o Peixe enfrentará o Comercial no sábado (21), às 11 horas, também no CT Rei Pelé, pela sexta e última rodada da terceira fase do Campeonato Paulista.
Os Meninos da Vila decidem em casa pois terminaram a primeira fase com a melhor campanha do Grupo A. Os outros jogos de mata-mata acontecem entre Corinthians x Palmeiras, Flamengo x Fluminense e Cuiabá x Botafogo. Se 0 Peixe avançar, pega o vencedor da partida entre os cariocas.
Na campanha da competição, o Santos soma 6 vitórias, 1 empate e 2 derrotas, com 23 gols marcados e 11 sofridos. A equipe do técnico Elder Campos venceu o Botafogo, Ceará, Athletico-PR, Flamengo, Grêmio e Goiás, empatou com América-MG e perdeu para o Corinthians e Atlético-GO.
Leia também: Antes de estreia pelo Santos, goleiro Renan tem edema na panturrilha esquerda
O JOGO
Ainda nos primeiros segundos da primeira etapa, Vinícius Lira invadiu a área pela esquerda e mandou uma bomba para o gol. Vitor Lamounier defendeu com uma manchete e desviou em escanteio. Com onze minutos, o Peixe abriu o placar em mais uma chegada de Vinícius Lira pela ponta esquerda.
Com liberdade, o lateral-esquerdo cruzou na direção da primeira trave. Ligado no lance, Mateus Xavier ganhou a frente de seu marcador e concluiu para as redes do canto esquerdo. Aos 20, Luca Meirelles chegou pela direita do ataque, fintando seus marcadores. Ao chegar na entrada da área, o camisa 9 encontrou espaço para finalizar e chutou com força, mas balançou a rede pelo lado de fora.
No minuto seguinte, foi a vez de Lucas Jaime encontrar espaço para finalizar da intermediária do campo ofensivo. A bola acabou subindo demais e saiu sobre o travessão. Aos 27 minutos, Luca Meirelles ganhou disputa com seu marcador pela direita do ataque e conseguiu invadir a área. Com a bola quicando, ele tentou finalizar por cobertura, mas a bola parou nas mãos do goleiro.
Dois minutos depois, o Cruzeiro teve pênalti marcado a seu favor pelo árbitro João Luiz Gomes Neto. O camisa 9, Pedro Assis, foi devagar para a cobrança e deslocou João Pedro, balançando as redes do canto esquerdo para empatar o placar. Aos 36, Luca Meirelles roubou a bola da defesa adversária e teve espaço pela esquerda da área.
Ele passou para Mateus Xavier, que chegou de trás para finalizar. A bola ganhou a direção do gol, mas parou em corte do defensor na pequena área. Na segunda etapa, com apenas oito minutos, o Peixe retomou a vantagem no marcador com um golaço de Gabriel Paes. Em nova chegada de Vinícius Lira pela esquerda, ele passou para trás, encontrando o camisa 5.
Gabriel soltou uma bomba de pé direito para o ângulo direito, sem a menor chance de defesa para Vitor Lamounier. Aos 20 minutos, Murillo Pará recebeu a bola pelo meio e teve liberdade para avançar pelo campo ofensivo. Da entrada da área, ele abriu para Padula, que chegava pela direita. Em batida cruzada rasteira, o camisa 7 mandou a bola nas mãos do goleiro.
Quatro minutos depois, foi Luca Meirelles quem partiu com espaço pelo campo ofensivo. Pela intermediária, ele balançou na frente do marcador e arriscou finalização com força, mas mandou por cima da meta. Já aos 38, Luca Meirelles acertou passe perfeito para Rafa Gonzaga entre os zagueiros, deixando-o cara a cara com o goleiro. Na finalização rasteira, o camisa 13 foi bloqueado em grande defesa do adversário.
FICHA TÉCNICA
CRUZEIRO 1 X 2 SANTOS FC
Local: Estádio Municipal Castor Cifuentes, em Nova Lima (MG)
Data: quarta-feira, 18 de setembro de 2024
Horário: 16h
Árbitro: João Luiz Gomes Neto
Assistentes: Bernardo de Souza Padua e Emílio Junio Nascimento dos Santos
Cartão amarelo: (SFC) Mateus Xavier; (CRU) Luis Otávio
Gols: (SFC) Mateus Xavier, aos 11′ do 1ºT e Gabriel Paes, aos 8′ do 2ºT; (CRU) Pedro Assis, aos 30′ do 1ºT
Santos FC: João Pedro; Guilherme Cruz, Ryan, João Ananias e Vinícius Lira; Gabriel Paes (Cabelo), Lucas Jaime (Fabiano) e Murillo Pará (Vinícius Fabri); Padula (Rafa Gonzaga), Mateus Xavier e Luca Meirelles. Técnico: Elder Campos
Cruzeiro: Vitor Lamounier; Kauã Acosta, João Cervi, Vitor Hugo e Kauã Prates; Alessandro, Gabryelo (Pablo Santos) e André (Gabriel Marcelino); Felipe Morais, Luis Otávio (Caio Suassuna) e Pedro Assis. Técnico: Ricardo Quandt
REGULAMENTO
São vinte clubes participantes (melhores do Ranking Nacional de Clubes da CBF). As equipes são divididas em dois grupos com dez times cada. No Grupo A (chave do Santos) e o Grupo B que é composto por Palmeiras, São Paulo, Atlético-MG, Fluminense, Fortaleza, Internacional, Bahia, Red Bull Bragantino, Cruzeiro e Cuiabá.
Na primeira fase, as equipes da mesma chave se enfrentam entre si em turno único e, após as nove rodadas, os quatro melhores colocados de cada grupo avançam às quartas de final. Jogos de ida e volta previstos para 17 e 24 de setembro. Semifinal também de ida e volta com duelos previstos para 1 e 22 de outubro. Já a final em partida única no dia 3 de novembro.
Veja os jogos do Santos no Brasileiro Sub-17:
Primeira fase
- Botafogo 1 x 2 Santos – Luca Meirelles
- Santos 1 x 0 Ceará – Vinicius Fabri
- Corinthians 3 x 0 Santos
- Athletico-PR 1 x 5 Santos – Luca Meirelles (3), Kauan Cabelo e Pedrinho
- Santos 3 x 1 Flamengo – João Victor, Murillo Pará e Luca Meirelles
- Grêmio 0 x 1 Santos – Lucas Jaime
- Santos 8 x 1 Goiás – Luca Meirelles (4), Rafa Gonzaga, Mateus Xavier, Pedro Padula e Vinicius Fabri
- Atlético-GO 2 x 1 Santos – Juninho
- Santos 2 x 0 América-MG – Juninho e Gustavo Assis
Quartas de final
- Cruzeiro 1 x 2 Santos – Mateus Xavier e Gabriel Paes
- 25/09 (qua): Santos x Cruzeiro, às 15h, no CT Rei Pelé – SporTV
Sub 17 mostra melhor organização e mais intensidade no jogo. Mereceu vencer mesmo perdendo alguns contra-ataques que poderiam ter matado o jogo – atacantes precisam aprender a tocar rapido para o companheiro melhor colocado ( em algums lances foram fominhas ou mostraram falta de inteligência para dar à assitencia )
Sub 17 mostra melhor organização e mais intensidade no jogo que o sub 20. Mereceu vencer mesmo perdendo alguns contra-ataques que poderiam ter matado o jogo – atacantes precisam aprender a tocar rapido para o companheiro melhor colocado ( em algums lances foram fominhas ou mostraram falta de inteligência para dar à assitencia )