Giuliano fez o primeiro gol santista neste sábado na Vila (Divulgação/Santos FC)

Santos esteve longe de ser brilhante, mas foi guerreiro, e conquistou um excelente resultado neste sábado (12), diante do Mirassol, na Vila Viva Sorte, para retomar a liderança da Série B do Campeonato Brasileiro. A vitória por 3 a 2 foi construída com gols de Giuliano e Willian, no primeiro tempo, e Luan Peres, no finzinho da partida.

O resultado levou o Alvinegro aos 56 pontos, dois à frente do Novorizontino e oito distante do América-MG, que empatou na rodada e ocupa a quinta colocação atualmente.

O próximo desafio do Peixe será na quarta-feira (16), diante da Chapecoense, fora de casa. O jogo válido pela rodada 32 da Segundona está programado para ter início às 20h. João Schmidt e Rodrigo Ferreira, que estavam suspensos, ficam à disposição de Fábio Carille.

O jogo

No dia em que a Vila Belmiro, agora Viva Sorte, completou 108 anos, o Santos deu um presente aos torcedores que foram ao estádio apoiar o time em mais um duelo para garantir o retorno à elite nacional.

O Santos começou o jogo do jeito que todo torcedor sonha: pressionando a saída de bola do Mirassol. A marcação alta deu resultado e, antes dos 2 minutos, o Peixe roubou a bola, Willian tocou para trás e Giuliano, com um chute colocado, fez um belo gol: 1 a 0 e Peixe provisoriamente na liderança.

Aos 4 minutos, JP Chermont dividiu com Fernandinho e o árbitro assinalou pênalti, que o VAR não contestou. Na cobrança, aos 6, Gabriel deslocou Brazão para deixar tudo igual: 1 a 1 e balde de água fria nos santistas.

O gol não abalou o Peixe, que seguiu buscando o ataque e foi recompensado aos 13 minutos. Willian, surpresa (contestada) de Carille para iniciar o jogo, bateu forte, de canhota, de fora da área, e Muralha aceitou: 2 a 1, aos 13 minutos.

O jogo seguiu equilibrado e o Santos escapou de levar o empate aos 18 minutos, após saída equivocada do gol de Brazão, que Fernandinho, quase sem ângulo, não aproveitou, para sorte do Alvinegro.

Aos 28, após contra-ataque puxado por Giuliano, Guilherme recebeu na esquerda e soltou a bomba, mas a bola explodiu no travessão, para desespero dos torcedores do Peixe, na última grande chance de ampliar no primeiro tempo.

Segundo tempo

As duas equipes voltaram para o segundo tempo com as mesmas formações e, também, o mesmo comportamento. O Santos seguiu errando muito nos contra-ataques e, em uma saída equivocada de Guilherme, quase levo o gol de empate, mas o chute de Gabriel saiu por cima da trave.

Aos 12, em contra-ataque puxado por Chermont e Guilherme, Wendel Silva serviu o camisa 11, que chutou e acertou novamente a trave do goleiro Alex Muralha, desperdiçando a chance do terceiro gol.

Aos 15, Carille, como sempre, trocou lateral por lateral e ressuscitou Hayner, que entrou em campo junto com Laquintana. Em sua primeira jogada, o camisa 66 cruzou e Guilherme, pela terceira vez, acertou o travessão do Mirassol.

O Santos cresceu no jogo e teve nova chance com Hayner, que chutou de longe, desviou na zaga e por pouco não enganou Muralha. Na cobrança do escanteio, Luan Peres subiu demais, mas errou o alvo aos 23 minutos.

Aos 28, Luan Peres e Gil bateram cabeça pela primeira vez no jogo e Dellatorre, livre, aproveitou cruzamento de Lucas Gazal para deixar tudo igual de novo: 2 a 2 na Vila Viva Sorte.

Carille sacou Wendel Silva e Guilherme para as entradas de Julio Furch e Otero, mas foi Luan Peres, outra aposta do treinador para a partida deste sábado, quem marcou, de cabeça, o gol que explodiu a Vila Viva Sorte, aos 39 minutos, e recolocou o Alvinegro Praiano na liderança da competição.

Diego Pituca ainda foi expulso, após levar o vermelho direto, mas o VAR intervir e, então, a arbitragem dar o segundo amarelo para o capitão santista.

FICHA TÉCNICA
SANTOS 3 X 2 MIRASSOL 

Data e hora: 12 de ourinhos de 2024, às 181h30 (horário de Brasília)
Local: Vila Viva Sorte, Santos (SP)
Árbitro: Gustavo Ervino Bauermann (SC)
Assistente 1: Alex dos Santos (SC)
Assistente 2: Bruno Muller (SC)
Quatro árbitro: Joao Vitor Gobi (SP)
VAR: Paulo Renato Moreira da Silva Coelho (RJ)
Cartões amarelos: Guilherme, Escobar, Gil, Diego Pituca, Gabriel Brazão (Santos), Lucas Gazal (Mirassol)
Cartão vermelho: Diego Pituca (Santos)

GOLS: Giuliano (1 x 0), aos 2, Gabriel (1 x 1), aos 6, Willian, aos 13 minutos do primeiro tempo; Dellatorre (2 x 2), aos 28, Luan Peres (3 x 2), aos 39 minutos do segundo tempo

SANTOS: Gabriel Brazão; JP Chermont (Hayner), Gil, Luan Peres e Escobar; Sandry, Diego Pituca e Giuliano (Jair); Willian (Laquintana), Guilherme (Otero) e Wendel Silva (Julio Furch). Técnico: Fábio Carille

MIRASSOL: Alex Muralha; Lucas Ramon (Luiz Otávio), João Victor, Lucas Gazal e Zeca (Zé Mário); Neto Moura (Iury Castilho), Gabriel, Danielzinho e Negueba (Chico); Fernandinho (Léo Gamalho) e Dellatorre. Técnico: Mozart