O Santos venceu o Santo André por 3 a 0, no CT Rei Pelé, pela décima e última rodada da primeira fase do Campeonato Paulista Sub-20, nesta sexta-feira (14). Os gols do Peixe foram marcados por Rodrigo Cezar, João Alencar e Lucas Yan. A nota triste do jogo foi para o meia Bernardo, que sentiu uma lesão muscular com cinco minutos de jogo e teve de ser substituído.
A equipe do técnico Orlando Ribeiro já estava classificada de forma antecipada e avança à segunda fase do estadual. Nesta primeira fase, ficou no Grupo 13 ao lado de Portuguesa Santista, Santo André, Mauá, Mauense e Jabaquara. O Peixe somou 25 pontos. Foram oito vitórias, um empate e apenas uma derrota, com 38 gols marcados e 4 sofridos.
No próximo compromisso, a categoria volta a campo diante o São Paulo na terça-feira (18), às 20h15min, em Cotia, pelo Brasileiro Sub-20.
O jogo
Ligado desde o início, o Peixe abriu o placar com apenas dez segundos de jogo, logo após a saída de bola. Souza recebeu bela ponta esquerda e cruzou para a área, com precisão, na cabeça de Rodrigo Cezar. O camisa 11 subiu mais que seus marcadores e estufou as redes. Oito minutos depois, a jogada praticamente se repetiu. Souza recebeu aberto pela ponta esquerda e cruzou para a cabeça de Rodrigo Cezar. Desta vez, o atacante santista desviou para fora, à direita da meta.
Com 40 minutos, Lucas Yan recebeu passe infiltrado pela esquerda da grande área. Ele tentou bater cruzado, mas parou em defesa segura do goleiro no canto inferior esquerdo. Em seguida, o Peixe teve escanteio pela direita e Matheus Lima alçou a bola à área. O zagueiro Samuel chegou cabeceando, mas escorou a bola por cima do travessão.
Na segunda etapa, com dois minutos, Lucas Yan fintou seus marcadores pela direita do campo ofensivo e, de entrada da área, arriscou finalização com força. A bola buscava o ângulo direito, mas parou em defesa segura do goleiro, bem posicionado. Em seguida, Rodrigo Cezar recebeu passe pela esquerda da entrada da área e cortou para o meio, para bater colocado.
A finalização no canto direito obrigou o goleiro adversário a se esticar para desviar em escanteio. Na cobrança, o Peixe ampliou a vantagem no placar para 2 a 0. Rodrigo Cezar cruzou para a área, na direção de João Alencar. O defensor subiu mais que os marcadores e cabeceou com firmeza para as redes do canto direito.
Aos 14 minutos, João Alencar arrancou pela ponta direita, até invadir a grande área. Dentro dela, ele bateu cruzado e com força, fazendo a bola passar pela frente da meta. Com desvio de leve, ela saiu em escanteio pela esquerda, muito próxima ao pé da trave. Dois minutos depois, Souza tabelou com Gabriel Bontempo pela esquerda. Ao receber a devolução, já dentro da grande área, o lateral esquerdo tentou finalizar com força, mas balançou as redes pelo lado de fora.
Com 18 minutos, o terceiro gol santista saiu dos pés de Lucas Yan. Logo depois de entrar em campo, Mateus Xavier passou para o camisa 18 na entrada da área e, com batida colocada, Lucas mandou a bola para o fundo das redes do ângulo esquerdo, sem chances de defesa ao goleiro.
FICHA TÉCNICA
SANTOS FC 3 X 0 SANTO ANDRÉ
Local: CT Rei Pelé, em Santos (SP)
Data: sexta-feira, 14 de junho de 2024
Horário: 15h
Árbitro: Rafael de Souza
Assistentes: Fernando Meirelles da Silva e Jefferson Yago Franco Pinto
Cartão amarelo: (STA) Pato; (SFC) Kenay
Gols: (SFC) Rodrigo Cezar, a 1′ do 1ºT, João Alencar, aos 3′ e Lucas Yan, aos 18′ do 2ºT
Santos FC: Paulo Henrique; Gustavo Henrique (João Alencar), Matheus Matias, Jair (Samuel) e Souza (Vinícius Lira); Kenay (Hyan), Gabriel Bontempo e Bernardo (Lucas Yan); Matheus Lima (João Victor), Rodrigo Cezar e Enzo Monteiro (Mateus Xavier). Técnico: Orlando Ribeiro
Santo André: Renan; Luis Felipe (Caio Lima), Guilherme Henrique, Guilherme Antônio e Danilo Branco (Victor Françozzo); Pato, Paulo Cesar (Léo Gasco) e Gustavo Paulo; Gabriel Paz (Pedro Henrique), Luiz Gustavo (Daniel Davi) e Rafael Antônio. Técnico: Alexandre Seichi
REGULAMENTO
As 78 equipes participantes foram divididas em 13 grupos (12 grupos com seis times cada e um grupo com cinco clubes). Os times da chave se enfrentam entre si em turno e returno, classificando os dois melhores colocados de cada grupo mais os seis melhores terceiros colocados de chave para a segunda fase.
Os 32 times classificados são novamente divididos. Oito grupos com quatro times cada que se enfrentam em turno e returno dentro da chave. Os dois melhores colocados de cada grupo avançam à terceira fase. Nesta fase, as 16 equipes classificadas são divididas em quatro grupos com quatro times cada.
Segue o mesmo formato, se enfrentam em turno e returno dentro do grupo. Apenas os dois melhores colocados avançam às quartas de final. No mata-mata, jogos de ida e volta, com a equipe de melhor campanha decidindo em casa. Em caso de empate no placar agregado, a definição será nos pênaltis.
Veja os resultados do Santos no Paulista Sub-20:
- Jabaquara 0 x 2 Santos – Yuri Felipe e Matheus Lima
- Santos 3 x 0 Mauá – Rodrigo Cezar, Arthur Manoel e Dudu
- Portuguesa Santista 2 x 2 Santos – Luca Meirelles e Felipe Laurindo
- Santos 9 x 0 Mauaense – Rodrigo Cezar (3), Luca Meirelles (2), Gabriel Bontempo, Mateus Xavier, Vinicius Lira e Miguelito
- Santo André 2 x 1 Santos – João Victor
- Santos 4 x 0 Jabaquara – Rodrigo Cezar, Luca Meirelles, João Victor e Dudu Gualberto
- Mauá 0 x 4 Santos – Enzo Monteiro, Felipe Laurindo, Rodrigo Cezar e João Victor
- Santos 9 x 0 Portuguesa Santista – Enzo Monteiro (4), Luca Meirelles (2), Gabriel Bontempo, Mateus Xavier e João Victor
- Mauaense 0 x 1 Santos – Luca Meirelles
- Santos 3 x 0 Santo André – Rodrigo Cezar, Alencar e Lucas Yan
Leia também:
Bernardo se machuca muito tem que fazer um trabalho especial para esse menino
Tem que fazer pra todos,desde a base até para os velhinhos.
Mais como fazer,os preparadores são amadores.
Bernardo é o maior talento da nossa base, muito melhor que a lenda urbana boliviana. Mas é evidente que já tem seu futuro profissional em risco pela interminável sequência de lesões. Em um clube organizado e que cuida de seus ativos, Bernardo só voltaria a atuar depois que especialistas consagrados diagnosticassem a razão de tantas lesões em atleta tão jovem. Mas hoje infelizmente o SFC tem direção amadora.
Benzedeira….contrata uma benzedeira já que o presidente bananão não investe no DM
É lamentável a sequencia de contusões do Bernardo. Com um minuto de jogo, o meia deu o passe que originou o lance do primeiro gol. Com dois minutos de jogo o meia ja estava fazendo alongamento. Com seis minutos, deu um passe de cslcanhar e na sequencia ja saiu de campo puxando a perna e foi substituido. Isso não pode ser “azar”.. O departamento medico precisa ser cobrado.
O Jair levou uma pancada na cabeça e tambem não voltou no segundo tempo (isso e azar)
Mais uma boa partida do Bomtempo, com bons passes e muita movimentação.
Partida bem fraca do Enzo Monteiro.
Mais um jogo em que o Mateus Xavier entrou bem.