Santos São Paulo Brasileirão

Pará e Jean Mota comemoram primeiro gol com Marinho (Twitter/Santos FC)

O Santos venceu o São Paulo por 2 a 0 neste domingo (20), na Vila Belmiro, se recuperou do tropeço diante do Fluminense, e engatou sua segunda vitória no Brasileirão.

Marinho, complementando linda jogada de Camacho e Jean Mota, abriu o placar, enquanto Gabriel Pirani, recebendo passe de Kaio Jorge após bobeada de Liziero, definiu o marcador.

O resultado levou o Santos a 7 pontos na classificação, e aliviou um pouco a pressão que o técnico Fernando Diniz começou a sentir após a derrota para o Fluminense e o empate em casa diante do Juventude.

A principal virtude mostrada pelo Alvinegro no clássico foi a marcação alta, desde a saída de bola do São Paulo. Marinho, Kaio Jorge e Marcos Guilherme abusaram da pressão e complicaram a vida do rival, que pouco conseguiu criar.

O Santos volta a campo na próxima quinta-feira (24), longe da Vila Belmiro. O desafio será diante do Grêmio, na arena do time gaúcho, em Porto Alegre, às 21h30. Alison, que cumpriu suspensão automática no clássico, poderá voltar ao time na vaga de Camacho.

O jogo

A partida deste domingo começou meio devagar, com um duelo particular entre Marinho e Reinaldo, que atuou como terceiro zagueiro pelo lado esquerdo da defesa são-paulina.

O cenário começou a mudar depois que Camacho acertou um lançamento de cinema para Jean Mota, que matou com categoria e serviu Marinho, que chutou com estilo, sem defesa para Tiago Volpi: 1 a 0, aos 26 minutos.

No finzinho do primeiro tempo, Liziero recuou sem olhar para Volpi e deu a bola nos pés de Kaio Jorge. Inteligente, o atacante serviu Gabriel Pirani, que só teve o trabalho de cutucar para as redes e ampliar antes da descida para os vestiários: 2 a 0.

No segundo tempo, o São Paulo, que já havia colocado Rojas no lugar de Luciano, contundido, voltou sem alterações e chegou a balançar as redes com Igor Vinícius, mas o gol foi invalidado por um impedimento marcado na origem da jogada.

O Santos seguiu no mesmo ritmo do primeiro tempo, e ainda carimbou o travessão de Tiago Volpi em um “mini míssil aleatório” de Marinho em uma cobrança de falta.

Nos minutos finais, destaque para o goleiro John, que seguiu em campo mesmo com muitas dores no joelho, já que o técnico Fernando Diniz não tinha mais substituições a fazer.

FICHA TÉCNICA
SANTOS 2 X 0 SÃO PAULO

Data e hora: 19 de junho de 2021, às 18h15 (horário de Brasília)
Local: Estádio Vila Belmiro, em Santos (SP)
Árbitro: Sávio Pereira Sampaio (DF);
Assistentes: Daniel Henrique da Silva Andrade (DF), José Reinaldo Nascimento Júnior (DF)
Cartões amarelos: Kaio Jorge, Zanocelo (Santos), Reinaldo, Gabriel Sara, Igor Vinícius, Benítez (São Paulo)

GOLS: Marinho (Santos), aos 26 e Gabriel Pirani (Santos), aos 43 minutos do 1º tempo;

SANTOS: John; Pará, Luiz Felipe, Luan Peres e Felipe Jonatan; Camacho (Balieiro), Jean Mota e Gabriel Pirani (Zanocelo); Marinho (Lucas Braga), Kaio Jorge (Madson) e Marcos Guilherme (Danilo Boza). Téc: Fernando Diniz

SÃO PAULO: Tiago Volpi; Diego Costa (Léo), Bruno Alves e Reinaldo; Igor Vinicius, Liziero, Gabriel Sara (Benítez), Rigoni (Talles) e Welington; Luciano (Rojas) e Éder (Galeano). Téc: Hernán Crespo