Fernandinho marcou o gol de virada do Santos (Crédito: Bruno Vaz/Santos FC)

Santos venceu o Vasco de virada por 2 a 1, no CT Rei Pelé, pelas quartas de final do Campeonato Brasileiro de Aspirantes, nesta segunda-feira (11). Os gols foram de Diego Borges e Fernandinho.

Agora, a equipe do técnico Leandro Zago aguarda o confronto entre Botafogo e Mirassol para a semifinal em jogo único tem data prevista para o dia 17 de novembro, mas ainda aguarda confirmação da CBF.

Na primeira fase, os Meninos da Vila ficaram segunda colocação do Grupo B com 16 pontos. Somaram 5 vitórias, 1 empate e 1 derrota, com 12 gols marcados e 9 sofridos. Venceu o Red Bull Bragantino (C), o Criciúma (F), o Juventude (C), Mirassol (F) e Vila Nova (C), empatou com o Goiás (F) e perdeu para o Cuiabá (F). Já nesta quartas, fez 2 a 1 diante do Vasco (C).

Com a eliminação no Paulista, o Sub-20 tem tido força máxima nos confrontos. A categoria tem feito a gestão da competição, já que o clube não tem mais a categoria Sub-23.

O JOGO

Com dois minutos de jogo, Kevyson chegou à linha de fundo pela ponta esquerda do ataque e cruzou com força, na direção da primeira trave. O colombiano Alejandro Villarreal antecipou o marcador para cabecear, mas desviou a bola à direita da meta. No minuto seguinte, em escanteio pela direita, Fernandinho cruzou para a área, na direção de Matheus Matias, o zagueiro santista se esticou para finalizar, mas mandou para fora, pela direita.

Aos seis minutos, Kevyson chegou novamente ao fundo do campo pela ponta esquerda e cruzou com força para o meio da área. Desta vez, Andrey cabeceou e foi bloqueado. A defesa jogou a bola nos pés de Kevin Malthus, que chegou batendo colocado da entrada da área e mandou a bola muito perto do ângulo esquerdo, mas sobre o travessão.

O gol que abriu o placar foi da equipe carioca, aos dezoito minutos. Em cruzamento rasteiro pela ponta esquerda, a defesa santista tentou afastar, mas deu rebote Bruno Lopes. Da pequena área, o camisa 11 vascaíno chegou concluindo para as redes. Aos 25, Kevyson ganhou escanteio pela esquerda e já partiu para a cobrança.

Ele cruzou com precisão na cabeça de Gabriel Bontempo, que subiu alto para cabecear, mas mandou a poucos centímetros do travessão, para fora. Com 33 minutos, o Peixe pressionava no campo ofensivo e a bola ficou com Matheus Nunes, próximo à entrada da área. Ele viu o goleiro adiantado e arriscou batida colocada no ângulo esquerdo, obrigando o adversário a se esticar para fazer grande defesa e impedir o gol de empate.

Dois minutos depois, o Peixe chegou a marcar o gol de empate, mas o árbitro Fabiano Monteiro dos Santos anulou o tento por assinalar toque de mão inexistente. Alejandro Villarreal recebeu cruzamento de Gabriel Bontempo e, com a barriga, ajeitou para Diego Borges chegar estufando as redes.

Já nós acréscimos da etapa inicial, Fernandinho invadiu a área pela direita e bateu com força na direção do canto inferior direito. O goleiro vascaíno não conseguiu segurar a bola e espalmou para escanteio. Depois da cobrança, a bola chegou de novo para Fernandinho que mandou uma bomba, mas por cima do gol.

Na segunda etapa, com quatro minutos, Perlaza chegou pela ponta esquerda e bateu cruzado, com muita força. A bola acabou subindo demais e saiu sobre a meta. E foi com sete minutos que o Peixe empatou o placar no CT Rei Pelé. Fernandinho cobrou escanteio pelo lado esquerdo e Gabriel Simples subiu na primeira trave para desviar de cabeça.

A bola acabou nos pés de Diego Borges, que foi rápido para mandar uma bomba para dentro do gol. O defensor adversário se esticou para tirar a bola de dentro do gol, mas sem sucesso. A arbitragem, no entanto, assinalou gol já no cabeceio de Gabriel Simples. Dois minutos depois, Fernandinho puxou contra-ataque pelo meio e passou para Perlaza, que invadia a área pela esquerda.

O equatoriano chegou chutando com força, mas foi bloqueado. Sete minutos depois do primeiro gol, Fernandinho marcou o segundo gol do Time da Virada para colocar o Peixe à frente do placar. De fora da área, pelo meio, ele bateu cruzado, com firmeza, para as redes do canto inferior direito.

Aos 19, Fernandinho recebeu inversão de jogo de Rafael Gonzaga e partiu em velocidade pela ponta direita. Ele fintou seu marcador e bateu cruzado, parando em grande defesa do goleiro. No rebote, Andrey chegou batendo forte para estufar as redes, mas com desvio de leve no marcador a bola carimbou a trave esquerda.

Já com 34 minutos, Perlaza recebeu lançamento pela ala esquerda e partiu em velocidade para o ataque. Com cruzamento rasteiro, o equatoriano encontrou o boliviano Fernando Nava chegando pela direita da área. O camisa 22 concluiu na direção do gol, mas parou em grande defesa do goleiro.

FICHA TÉCNICA

SANTOS FC 2 X 1 VASCO DA GAMA

Local: CT Rei Pelé, em Santos (SP)
Data: segunda-feira, 11 de novembro de 2024
Horário: 15h
Árbitro: Fabiano Monteiro dos Santos
Assistentes: Leandra Aires Cossette e Raphael de Albuquerque Lima
Cartão amarelo: (SFC) Matheus Matias e Andrey
Cartão vermelho: (SFC) Kevin Malthus
Gols: (VAS) Bruno Lopes, aos 18′ do 1ºT; (SFC) Gabriel Simples, aos 7′ e Fernandinho, aos 14′ do 2ºT
Santos FC: João Fernandes; Gabriel Simples (Gustavo Henrique), Matheus Matias, Diego Borges e Kevyson (Rafael Gonzaga); Matheus Nunes; Kevin Malthus e Gabriel Bontempo (Perlaza); Fernandinho (Caio Araujo), Andrey (André Klaus) e Alejandro Villarreal (Fernando Nava). Técnico: Leandro Zago
Vasco da Gama: Phillipe Gabriel; Paulinho, Wanyson, Luiz Gustavo (Walace Falcão) e Avellar; Victão (Lucas Loureiro), Euder e Lukas Zuccarello (João Gabriel); Maxsuell, Bruno Lopes e GB. Técnico: Ramon Lima

Leia tambémSantos perde para o Corinthians nos pênaltis e se despede da Copa Atlântico Sub-19

REGULAMENTO

Atuam os 16 clubes do Ranking da CBF (adaptado). As equipes são divididas em dois grupos (A e B) que possuem oito times em cada chave. O Peixe está no Grupo B ao lado de Goiás, Vila Nova, Cuiabá, Juventude, Criciúma, Red Bull Bragantino e Mirassol enquanto o Grupo A é composto por CRB, Vitória, Fortaleza, Atlético-MG, Sport, Botafogo, Fluminense e Vasco.

Na primeira fase, os grupos se enfrentam em turno único e, após as sete rodadas, os quatro melhores colocados de cada chave avançam para as quartas de final. Nas quartas, o primeiro colocado do Grupo A pega o quarta melhor campanha do Grupo B, o segundo melhor colocado do A enfrenta o terceiro melhor do B e assim por diante.

Todos os duelos de mata-mata acontecem em jogo único e todas as disputas estão previstas para o mês de novembro. As quartas estão previstas para o dia 10, as semifinais para o dia 17 e a grande final para o dia 24.

Veja a tabela do Santos no Brasileiro de Aspirantes:

Primeira fase

  • Cuiabá 4 x 1 Santos – Miguelito
  • Santos 2 x 1 Red Bull Bragantino – Fernando Nava e Alejandro Villarreal
  • Criciúma 0 x 1 Santos – Andrey
  • Goiás 1 x 1 Santos – Rodrigo Cezar
  • Santos 3 x 1 Juventude – Enzo Monteiro, Andrey e Gabriel Bontempo
  • Mirassol 1 x 2 Santos – Balão e Matheus Mina
  • Santos 2 x 1 Vila Nova – Andrey e Fernandinho

Quartas de final

  • Santos 2 x 1 Vasco – Diego Borges e Fernandinho