Lucas Pires vai deixar o Santos após caso de indisciplina (Crédito: Raul Baretta/Santos FC)

Antes de comunicar o afastamento de Soteldo, o Santos também já havia punido nesta semana os laterais Lucas Pires e Nathan, após serem flagrados deixando uma balada de madrugada em São Paulo. Acompanhados de familiares e amigos, ambos foram intimidados por torcedores na saída da casa noturna.

Em busca de propostas, o Santos lamentou o ocorrido. Internamente, Lucas Pires era bem avaliado por todos os treinadores que passaram pelo clube e havia expectativa de uma futura convocação para Seleção Brasileira.

Em 2023 o lateral chegou a oscilar, mas nada que abalasse a confiança do ex-técnico Odair Hellmann, que via o problema mais no contexto geral do time e não somente com o camisa 44.

Lucas Pires era das categorias de base do Corinthians, mas deixou a equipe para fechar com o Sub-20 do Santos no final do ano passado. À época, a contratação foi vista como uma grande vitória nos bastidores, justamente por conta das convocação do atleta, que passou pelo Brasil nas categorias de base.

“Eu não renovei com meu clube passado (Corinthians). Preferi não renovar por alguns motivos. Tinha outros clubes, mas eu preferi o Santos pela história de revelar, de dar oportunidades, prefiro estar aqui. Tenho certeza de que foi a melhor escolha”, diz Lucas durante a Copinha de 2022, à Santos TV.

2023 começou irregular, mas conquistou espaço

Pires vinha sendo reserva no Santos, mas contou com o acaso. Titular da posição, o lateral-esquerdo Felipe Jonatan teve constatada a ruptura total do ligamento cruzado anterior (LCA) do joelho esquerdo. O tempo de recuperação para esse tipo de lesão leva entre sete e nove meses, o que faz o jogador perder a temporada.

Cabe ressaltar que, durante toda pré-temporada, Odair e sua comissão trabalharam especialmente para corrigir movimentos de toda a linha defensiva do Santos. Em 2022, ataques adversários criaram chances nos espaços das laterais deixado não só por Pires, como também do lado direito.

Neste, Lucas Pires disputou nove partidas no Campeonato Brasileiro e já não pode se transferir para outro clube da competição. No geral, soma 69 jogos e sete assistências com a camisa do Santos.

Lucas subiu após boa Copinha em 2022

Lucas Pires subiu ao profissional após a final da Copa São Paulo de Futebol Junior do ano de 2022. Ele foi um dos grande destaques do time vice-campeão do torneio, e foi chamado pelo ex-técnico santista Fábio Carille para treinar no profissional.

Sua estreia no time principal ocorreu no dia 2 de fevereiro, no triunfo por 2 a 1 no clássico contra o Corinthians, na Arena Itaquera, e após três partidas entrando na segunda etapa, Lucas Pires assumiu a titularidade da equipe, mostrando uma rápida adaptação e dando continuidade à sua ascensão no Alvinegro da Vila Belmiro.

Em maio de 2022, o Santos anunciou que renovou com Lucas Pires até 31 de maio de 2026. O camisa 44 recebeu um reajuste salarial, já que seu antigo contrato ainda era formado nas bases de categoria Sub-20. O vínculo atual conta com multa para o exterior de 30 milhões de euros.

Leia também: