Santos volta a falhar na bola área e perde de virada para o Vasco na estreia no Brasileirão

Gabriel Bontempo tenta a jogada na derrota do Santos para o Vasco (Crédito: Raul Baretta/SantosFC)

O Santos voltou a falhar na bola aérea e perdeu para o Vasco por 2 a 1 na noite deste domingo, em São Januário, no Rio de Janeiro, na estreia no Campeonato Brasileiro de 2025. O Peixe saiu na frente com um gol de Barreal, mas levou dois gols de cruzamento para a área, de Nuno Moreira e Vegeti.

Na próxima rodada, o time comandado por Pedro Caixinha recebe o Bahia, domingo, às 20h30min, na Vila Belmiro.

O jogo

Empurrado pela torcida, que lotou São Januário, o Vasco começou o jogo tomando a iniciativa. Com um minuto de jogo, Coutinho arriscou da intermediária, a bola desviou em João Schmidt e Gabriel Brazão espalmou. O Santos deu o troco aos quatro minutos. Rolheiser recebeu de JP Chermont e tocou de letra para Gabriel Bontempo, que chutou cruzado, a bola passou na frente do gol e Guilherme chegou atrasado.

O Santos aproveitou um erro para abrir o placar. Paulinho errou o passe na saída de bola, Tiquinho Soares aproveitou e deu um lindo passe para Barreal, que tocou de cavadinha na saída do goleiro Léo Jardim e fez o primeiro gol dele com a camisa do Peixe.

O time comandado por Pedro Caixinha seguiu marcado pressão na saída de bola do Vasco. Aos 26 minutos, em mais uma bola recuperada no ataque, Escobar cruzou para JP Chermont, que cortou para o meio e chutou por cima do gol. Aos 35 minutos, em contra-ataque, Rollheiser lançou Guilherme, que chutou por cima do gol.

O Vasco voltou com ainda mais ímpeto no segundo tempo e empatou o jogo logo aos sete minutos. Lucas Piton recebeu na esquerda e cruzou, Vegetti cabeceou no segundo pau para o meio da área e Nuno Moreira cabeceou para o gol, sem dar chances para Gabriel Brazão.

Depois de tomar o gol, o Santos voltou a atacar e teve uma grande chance de fazer o segundo aos 15 minutos. JP Chermont e Gabriel Bontempo puxaram contra-ataque pela direita e o volante tocou para Guilherme, que chutou cruzado, Léo Jardim deu rebote e Gabriel Bontempo pegou de primeira, mas a bola explodiu em Maurício Lemos e foi para escanteio.

O Vasco teve também a chance de fazer o segundo em uma jogada parecida com o primeiro. Lucas Piton cruzou da esquerda, Vegetti se antecipou a Zé Ivaldo e cabeceou, mas o goleiro Gabriel Brazão fez uma defesa espetacular e evitou o gol.

Na segunda chance, o atacante argentino não perdoou. Aos 32 minutos, o meia Payet cobrou falta da esquerda, a defesa deu condição e Vegetti desviou de leve de cabeça para fazer o segundo gol do Vasco.

Com diversas mudanças, o Santos ficou descaracterizado em campo e não teve forças para bscar o empate.

FICHA TÉCNICA
VASCO 2 X 1 SANTOS

Competição: Brasileirão Série A
Data e hora: 30/03/2025, às 18h30min
Local: São Januário, Rio de Janeiro
Árbitro: Rafael Rodrigo Klein
Assistentes: Rafael da Silva Alves e Michael Stanislau
Quarto árbitro: Jefferson Ferreira de Moraes

Gols: Barreal, aos 20’/1ºT (0-1), Nuno Moreira, aos 7’/2ºT (1-1), Vegetti, aos 32’/2ºT (2-1)
Cartões amarelos:
Lucas Piton (VAS) e JP Chermont (SAN)

Vasco: Léo Jardim; Paulo Henrique, João Victor, Mauricio Lemos e Lucas Piton; Hugo Moura (Jair, aos 36’/2ºT), Paulinho (Tchê Tchê, aos 22’/2ºT) e Coutinho (Payet, aos 22’/2ºT); Nuno Moreira (Loide Augusto, aos 32’/2ºT), Vegetti e Garré (Adson, aos 22’/2ºT). Técnico: Fábio Carille

Santos: Gabriel Brazão; JP Chermont, Gil, Zé Ivaldo e Escobar; João Schmidt (Diego Pituca, aos 37’/2ºT), Gabriel Bontempo (Thaciano, aos 37’/2ºT) e Barreal (Gabriel Verón, aos 22’/2ºT); Rollheiser (Luca Meirelles, aos 40’/2ºT), Guilherme e Tiquinho Soares (Deivid Washington, aos 22’/2ºT). Técnico: Pedro Caixinha