Lucas Lima segue devendo no meio-campo do Santos (Divulgação/Santos FC)

O Santos trocou de treinador, afastou jogadores indisciplinados, mas a fase ruim insiste em não ir embora. Neste domingo (2), na Arena Pantanal, o Alvinegro mudou o esquema tático, mas voltou a jogar mal e deixou o estádio amargando uma derrota por 3 a 0.

O resultado quebrou um tabu a favor do Cuiabá, que ainda não havia vencido em casa no Brasileirão 2023, e aumentou o jejum do Santos para 12 partidas sem vitória, 7 delas pela competição nacional.

O Peixe volta a campo no próximo domingo (9) para enfrentar o Goiás, em jogo marcado para às 11 horas (horário de Brasília) na Vila Belmiro. Vale lembrar que o jogo será disputado sem a presença de torcida, graças à punição preventiva do STJD pela guerra campal ocorrida na derrota diante do Corinthians.

O jogo

Sem poder contar com Nathan, Lucas Pires e Soteldo, afastados do clube por problemas disciplinares, o técnico Paulo Turra teve que se virar para montar o time em seu segundo jogo no comando alvinegro.

O time entrou em campo diferente, com o meia Luan Dias na vaga de Soteldo, afastado por indisciplina. O rendimento do time, porém, foi tão ruim quanto o dos últimos jogos.

Os dois meias em campo ocupavam espaços distintos. Luan Dias, um pouco mais aberto pela direita, não se encontrava, enquanto Lucas Lima flutuava entre a faixa central e a intermediária, um pouco mais próximo de Marcos Leonardo.

Mesmo com dois armadores em campo, o time seguiu não criando praticamente nada, e foi o Cuiabá quem criou a melhor chance do primeiro tempo, em cabeçada à queima-roupa que João Paulo foi buscar no chão. Um verdadeiro milagre.

Antes da descida dos vestiários, porém, Marcos Leonardo fez Walter trabalhar em duas oportunidades após boas tramas com Lucas Lima. Na primeira, carimbou o peito do goleiro do Cuiabá e, na segunda, quase marcou de cabeça, mas viu o lance ser invalidado por empurrão no zagueiro.

Segundo tempo

O Santos voltou para o segundo tempo com o garoto Kevyson no lugar de Gabriel Inocêncio, que estava amarelado, e o rendimento do time pelo setor melhorou um pouco. O problema é que logo aos 7 minutos, após cobrança de escanteio, Deyverson subiu mais do que Messias e Joaquim e, de cabeça, fez 1 a 0.

Paulo Turra resolveu sacar Lucas Lima, Dodi e Luan Dias para as entradas de Lucas Braga, Sandry e Bruno Mezenga, mas pouca coisa mudou. A equipe seguiu errando muito e, para piorar, levou o segundo gol após jogada ensaiada em cobrança de falta, que culminou com um bonito gol de Denílson: 2 a 0.

O vexame ficou completo aos 40 minutos. Após cobrança de escanteio, a bola passou por todo mundo e sobrou para Rikelme, que chutou cruzado e fez 3 a 0 para fechar o placar.

FICHA TÉCNICA
CUIABÁ 3 X 0 SANTOS
Data e hora: 02 de julho de 2023, domingo, às 18h30 (Brasília)
Local: Arena Pantanal, em Cuiabá, Mato Grosso (MT)
Árbitro: Bruno Mota Correia (RJ)
Assistentes: Thiago Henrique Neto Correa Farinha (RJ) e Jorge Eduardo Bernardi (RS)
Árbitro de vídeo: Rodrigo Nunes de Sa (FIFA-RJ)
Cartões amarelos: Gabriel Inocêncio, Messias (Santos)

GOLS: Deyverson (1 x 0), aos 7, Denílson (2 x 0), aos 29, Rikelme, aos 40 minutos do 2º tempo

CUIABÁ: Walter: Matheus Alexandre, Marllon, Allyson e Rikelme; Raniele (Filipe Augusto), Denilson e Cepelleni (Ronald), Jonathan Cafú (Emerson Ramon), Yuri Castilho (Wellington Silva) e Deyverson (I.Pita). Técnico: Bruno Lazaroni

SANTOS: João Paulo; João Lucas (Cadu), Joaquim, Messias e Gabriel Inocêncio (Kevyson); Fernández, Dodi (Sandry), Luan Dias (Bruno Mezenga) e Lucas Lima (Lucas Braga); Mendoza e Marcos Leonardo. Técnico: Paulo Turra

Leia também: