O Everton de Viña del Mar, do Chile, anunciou a contratação do atacante Jonathan Copete, por empréstimo. O colombiano, que pertence ao Santos, tinha contrato até junho com o Pachuca, do México, mas teve seu empréstimo repassado pelo Peixe ao clube chileno.
Copete não viva seu melhor momento no Pachuca. O colombiano perdeu espaço no clube mexicano no final do ano passado, quando a equipe era comandada por Martín Palermo, e neste ano não engrenou mesmo com a chegada do novo treinador , o uruguaio Paulo Pezzolano.
Em janeiro, Copete chegou a ser sondado pelo Deportivo Cali, da Colômbia, de acordo com a imprensa local, mas a negociação não avançou.
Copete tem contrato com o Santos até junho de 2021, e quando seu contrato de empréstimo acabar, em junho, ele deverá voltar ao Peixe para ser avaliado pelo técnico Jesualdo Ferreira. Se for descartado pelo português, o atacante deverá ser negociado novamente.
O Copete vinha bem até aquele episódio mal explicado de acidente domiciliar, no qual teria queimado a barriga com uma panela. Dali em diante, fez apresensações grotescas, apanhando, e muito, da bola. Não consegue mais dominar uma bola, no melhor estilo perna de pau (deve ser uma característica dos colombianos porque o Uribe faz a mesma coisa). Jogador alto, rápido, que se coloca acdisposicao da equipe, jogando até como ala e um dos maiores goleadores estrangeiros do Santos. Se tivesse naquela fase em que iniciou no Santos seria útil, pois naquela época jogava mais do que o Arthur Gomes, Tailson e Venuto. Comparando com algumas partidas do Felipe Jonathan, o Copete até defende melhor. Tomara que o Copete consiga ter sucesso no seu novo clube.