Vanderlei não joga desde o final do mês de maio (Crédito: Ivan Storti/Santos FC)

Vanderlei está terminando a temporada de forma bem diferente de como começou o ano. O goleiro, ídolo do torcedor, não joga há mais de seis meses e pode deixar o clube para ter mais oportunidades em 2020. Nessa reta final de Brasileirão, o futuro de Vanderlei ainda é uma incógnita, mas muito comentado nos corredores da Vila.

O goleiro está com 35 anos e soma 258 jogos com a camisa do Peixe. Antes incontestável no Peixe, o arqueiro começou a perder espaço assim que o treinador Jorge Sampaoli foi contratado. O técnico argentino queria um atleta de estilo diferente para a posição, um goleiro que soubesse jogar melhor com os pés. O Santos trouxe Everson, que virou titular absoluto no começo de junho.

Desde então, Everson sofreu algumas falhas e chegou a ser vaiado na Vila Belmiro. O nome de Vanderlei é sempre gritado pelo torcedor santista quando os goleiros entram para o aquecimento, mas todo o carinho não é suficiente para que ele volte a jogar.

Vanderlei chegou a ser sondado por outros clubes nessa temporada, inclusive pelo rival São Paulo. O goleiro tem contrato com o Peixe somente até o final de 2020. Sendo assim, se o clube desejar negociá-lo, deve fazer isso até a próxima janela de transferências, já que ele poderá assinar um pré-contrato com qualquer outra agremiação no meio do próximo ano.

O futuro de Vanderlei está diretamente ligado ao futuro de Jorge Sampaoli na Vila Belmiro. Caso o treinador permaneça no Santos, é pouco provável que Everson perca a posição de titular. Em caso de outro comandante, Vanderlei pode voltar a ganhar espaço e assim sua saída seria mais improvável. Para o torcedor santista, resta aguardar as definições que estão por vir.