Jackson Porozo está a caminho do Boavista, de Portugal (Crédito: Caíque Stiva)

O zagueiro Jackson Porozo deve ser negociado pelo Santos mesmo antes de estrear pela equipe profissional. Neste sábado, os jornais A Bola e Record, de Portugal, publicaram que o Boavista acertou a contratação do jogador do Santos e assinou com ele um contrato de cinco anos.

O equatoriano não treina no CT Rei Pelé desde a semana passada. O visto de trabalho dele no Brasil terminou dia 8 de agosto e ainda não foi renovado. Os empresários chegaram a questionar a prorrogação automática até 2021, mas chegaram a um acordo com o Santos nas últimas semanas.

Os jornais portugueses não informaram o valor da negociação, mas o Santos pedia ao menos 6 milhões de euros (algo em torno de R$ 42 milhões) pela liberação do zagueiro.

Jackson Porozo chegou ao Santos em 2018 em uma negociação polêmica. O contrato de compra teve de ser refeito após o Conselho Deliberativo apontar a participação de uma empresa ligada ao então coordenador das categorias de base, Ricardo Crivelli, o Lica.

Porozo foi campeão sul-americano e terceiro no Mundial Sub-20 com a seleção do Equador e chegou a atuar pela seleção principal, mas não teve oportunidade na equipe profissional do Santos.