Copa Paulista terá a participação de 18 equipes (Crédito: Reprodução)

A Federação Paulista de Futebol (FPF) divulgou nesta segunda-feira os detalhes da Copa Paulista de 2023, torneio que dá uma vaga na Copa do Brasil de 2024. O Santos decidiu não participar da competição, que terá 18 equipes.

Com isso, o Peixe tem apenas mais duas chances de conquistar uma vaga no segundo torneio mais importante do país em 2024: ganhar a edição deste ano ou conseguir uma vaga na Copa Libertadores de 2023 através do Campeonato Brasileiro ou dá conquista da Copa Sul-Americana.

Nos últimos dois anos, o Santos disputou a Copa do Brasil pelo ranking nacional de clubes da CBF, mas a entidade mudou os critérios para 2024 e extinguiu a regra de participação pelo RNC. Eliminado na primeira fase do Paulistão, o Santos não conseguiu uma das cinco vagas do Estado de São Paulo na competição.

A fórmula de disputa da Copa Paulista desta temporada foi definida após reunião virtual. A competição que terá início no primeiro final de semana de julho, contará com 18 equipes.

As 18 equipes serão divididas em três grupos regionalizados com seis clubes cada. Após enfrentamentos em turno e returno dentro da chave, os dois melhores de cada grupo, mais os dois melhores terceiros colocados avançam às quartas de final. A partir desta fase a competição já será disputada em mata-mata e o empate no placar agregado leva a decisão aos pênaltis.

A tabela e os grupos da competição serão divulgados no dia 2 de maio. A decisão da Copa Paulista está prevista para o dia 15 de outubro.

Confira a lista de times participantes da competição:

Comercial
EC São Bernardo
Grêmio Prudente
Juventus
Marília
Mirassol
Noroeste
Oeste
Ponte Preta
Portuguesa
Portuguesa Santista
Primavera
Red Bull Bragantino
Santo André
São Bento
São Caetano
São José
XV de Piracicaba