Sem proposta atrativa, o Santos conta com o zagueiro João Basso no plantel. O defensor inclusive foi inscrito para a disputa da Série B do Brasileirão e ficou à disposição da comissão técnica de Fábio Carille nos últimos dois jogos. Ele ficou no banco na vitória sobre o Ituano por 2 a 0, na Vila Belmiro, e no empate com o Vila Nova por 1 a 1, no Onésio Brasileiro Alvarenga.
Basso retornou de empréstimo do Estoril (Portugal) após o fim da temporada europeia nesta metade do ano. A diretoria recusou a proposta dos portugueses pela compra em definitiva do jogador. O Diário do Peixe apurou que o Athletico-PR, dois clubes da Espanha e um Arábia estariam interessados no atleta, mas até agora não chegou nada que agradasse ao clube.
Enquanto não chega nenhuma oferta atrativa ao Peixe, Basso segue treinando normalmente e à disposição do técnico Fábio Carille. Atualmente, o zagueiro Joaquim está se recuperando de um estiramento no joelho, mas também vive a expectativa de ser vendido pelo Alvinegro diante do mercado movimentado.
Por ora, Gil e Jair seguem formando a dupla de zaga titular. Além deles, Alex, que renovou recentemente até o fim de 2026, também é opção. Em entrevista recente, Carille comentou ainda que gosta do Samuel e tem Diego Borges, ambos com idade para atuar nas categorias de base e ficam de ‘stand-by’.
O fato é que Basso começou o ano deslocado para o ‘Grupo B’, treinando entre os ‘afastados’. No entanto, o Santos voltou atrás e ofereceu uma redução salarial dentro das novas políticas, que foi aceita pelo zagueiro e logo ele foi inscrito no Campeonato Paulista. A situação voltou a mudar quando o Arouca (Portugal) cobrou parcelas atrasadas pela compra definitiva do Peixe pelo defensor. Então, o jogador foi emprestado ao Estoril onde somou dois gols, 14 partidas e 1418 minutos somados, até retornar agora ao Peixe.
HISTÓRICO
João Basso chegou ao Santos em agosto do ano passado, na última janela, e somou 14 partidas pelo clube. Ele conquistou uma sequência como titular entre agosto, setembro e outubro, mas teve uma lesão de grau 2 no bíceps femoral da coxa esquerda no clássico contra o Corinthians, na Neo Química Arena, pelo Brasileiro, e ficou de fora dos confrontos retornando no jogo da queda (Fortaleza).
Com contrato até o fim de 2026, João Basso tem 26 anos e foi revelado pelo Paraná, depois se transferiu para Portugal, onde teve passagens pelo Estoril Praia, Real Sport Club e Arouca, em 2019, antes da chegada à Baixada Santista.
Leia também:
Mais um pé de rato rebaixado do Gallo e Cia
Melhor que o Joaquim entrega paçoca, ele é.
Deveria emprestar o Alex. E ficar com ele.
Pra série B tá de bom tamanho…..fazer o que.
Ele se revesa com o Jair…..
Este aí fala mais que o homem da cobra, agora para jogar é uma negação, também é um pipoqueiro entregador de paçoca.
Supostamente, o zagueiro tem vários interessados, mas o fato e que ninguém aparece para fazer proposta. Não tem mais bobo no futebol. Zagueiro ruim por cima e fraco por basso.
Melhor que o Alex, Luiz Felipe e Messias obviamente ele é…E o Jair entregou a paçoca ontem….então todos erram, o Joaquim, o Jair o próprio Gil ontem deu umas entregadas…