O Santos iniciou a reformulação na equipe de futebol feminino para 2023. Após a saída da meia-atacante Fernanda, outras três jogadores que estavam no futebol profissional não terão seus contratos renovados: a zagueira Sassá, a meia-atacante Nicole Marussi e a atacante Analuyza, todas formadas na base do clube.
A zagueira Sassá, de 19 anos, foi promovida ao profissional no início de 2021, e desde então vem realizando essa transição de base para o profissional e foi titular em alguns jogos deste ano. Ao todo foram 19 jogos com a camisa do Alvinegro Praiano.
Vale destacar que a defensora fez parte do elenco que disputou a Copa do Mundo Feminina Sub-20 e conquistou a medalha de bronze após vencer a Holanda por 4 a 1 em agosto. Ela recebeu proposta para permanecer na Baixada Santista, mas recusou.
“Hoje me despeço desse clube de grande tradição no qual eu me senti em casa e muito bem acolhida, pude conhecer pessoas que tenho como referência e pessoas que passaram a se tornar referência para mim , me tornar colega/amiga de pessoas incríveis que passaram e que estão no clube e pude aprender muito com cada uma dessas pessoas. Agradeço a todos que fizeram parte desse meu processo durante esses três anos no qual eu vim evoluindo constantemente tanto no aspecto profissional quanto o pessoal, temporadas que me desafiaram e proporcionaram momentos únicos. A emoção que essa camisa me trouxe durante os jogos, as oportunidade que tive de vestir essa camisa com muita garra, determinação poder ajudar o time de alguma forma Literalmente é uma coisa surreal e única para mim. Agradeço também a toda nação santista pelo apoio e reconhecimento”, disse Sassá.
Também medalhista de bronze pela Seleção Brasileira Feminina Sub-20 na Copa do Mundo da categoria, a atacante Analuyza, de apenas 18 anos, também não teve seu contrato renovado. A jogadora já anunciou sua saída nas redes sociais.
O departamento de futebol do Peixe chegou a procurar a atleta para renovar e ofereceu um contrato de duas temporadas, mas ela recusou e optou pela saída.
“Em 2018, início o grande sonho da minha vida, sai de casa para jogar no Santos. O Clube que me acolheu, me fez ter grandes conquistas até chegar onde estou. Risadas, choros, amizades, respeito e confiança foram cultivados ao longo desses 5 anos defendendo a camisa do Santos. Mas, hoje chegou a hora, não será uma fácil despedida, aqui me senti em casa, acolhida por pessoas maravilhosas que ficarão em minha memória pelo resto da minha vida. Nunca é fácil se despedir de um lugar, lugar onde você cria tantos laços. Mas ciclos se encerram… obrigada todos que fizeram parte desse processo, foram anos que jamais irei esquecer. Pra sempre. Obrigada Santos Futebol Clube”, afirma Analuyza.
Com 18 anos, 22 jogos e dois gols com a camisa do Peixe, Nicole Marussi nasceu em Salto-SP, e era considerada uma das grandes promessas da base do clube. Seu primeiro gol aconteceu no 13 de dezembro de 2020, pela Copa Paulista. Dias depois, assinou seu primeiro contrato profissional.
Nos últimos dias, o staff da atleta foi procurado por São Paulo, Internacional e Flamengo, mas ainda não definiu seu destino.
Planejamento para 2023
Em relação a reforços, o Santos encaminhou a contratação de um trio que se destacou na temporada: a lateral Giovana Santos, a meia-atacante Vitória Yaya e a ponta-direita Fabiana Simões, que também atua como lateral. Elas já se despediram dos seus respectivos clubes e estão próximas de um acerto com o Peixe.
Vale destacar que a goleira Camila, as zagueiras Tayla, Camila e Kaká, as laterais Stabile e Bia Menezes, as meio-campistas Ana Carla, Erikinha, Brena e Julia e as atacantes Thaisinha, Cristiane, Jane e Ketlen, já renovaram seus contratos.
O presidente Andres Rueda já havia revelado um aumento do orçamento para o futebol feminino em entrevista ao DIÁRIO DO PEIXE. O cartola revelou que a Xavi e Kleiton possuem carta branca para reforçar o plantel. Em contrapartida, o dirigente estipulou metas para o elenco em 2023.
Leia também:
FINALMENTE DESCOBRI COMO FOI A SAÍDA DO WAGNER LEONARDO. O SANTOS FICOU COM 30 POR CENTO DO PASSE, OU SEJA CONTINUAM AS DOAÇÕES E AGORA TAMBÉM NO FUTEBOL FEMININO… ESTAMOS INDO BEEEM!!!!
A grande verdade, é que o FUTEBOL FEMININO é CHATO , e ninguém prestigia . Ou seja, ninguém vai ao Estádio ( salvo em alguma final) .
Perda de tempo !!!! O Brasileiro, não gosta de futebol feminino.
O RUEDA, fazendo DEMAGOGIA, com o futebol feminino. Fora, RUEDA !!!!! Pior, que José Carlos Peres ( o RUEDA, só não é ladrão, ), mas é incompetente
KKKKK tá com saudade do modesto, do zé carlos, do transfeban…
Gostando vc dele ou não, foi o Modesto quem sempre cuidou do futebol feminino. Se infome antes de ir na onda dos outros
O Rueda é o melhor Presidente após a éra Milton Teixeira
Vamos vender Zanocello e trazer Jean Lucas.