Renato é o único volante à disposição de Jair Ventura (Crédito: Ivan Storti/Santos FC)

Jair Ventura tem problemas para escalar o time que vai enfrentar o Real Garcilaso nesta quinta-feira, às 19h15, na Vila Belmiro, pela última rodada da fase de grupos da Copa Libertadores da América. Para variar, a dúvida é no meio de campo, mas desta vez não no setor de armação.

O Santos tem quatro volantes inscritos na competição continental: Alison, Guilherme Nunes, Matheus Jesus e Renato. Acontece que só um deles, o capitão da equipe, está disponível para a partida, já que Alison e Guilherme estão machucados e Matheus Jesus foi para o Japão.

A primeira opção de Jair seria Yuri, porém ele não está inscrito na Libertadores. Renato deve ser titular, mas o técnico santista não enxerga no experiente jogador o perfil para ser primeiro volante, tanto que vem escalando o atleta com mais liberdade, como um “médio”, como Jair gosta de dizer.

A solução para o problema de marcação pode ser Diego Pituca. O meia chegou a atuar como volante na partida contra o Luverdense, em Lucas do Rio Verde, após a saída de Yuri. Assim, Jair pode usar Pituca e Renato juntos para dividir a marcação entre dois jogadores que não têm as características do titular Alison.

Se o técnico optar por Pituca, quem deve perder a posição é Vitor Bueno. O meia não se saiu bem nas últimas partidas e pode ir para o banco de reservas. Sem Léo Cittadini, suspenso por causa da expulsão após o fim do jogo contra o Nacional, no Uruguai, Jean Mota deve ser o escolhido para atuar mais solto e tentar organizar as jogadas de ataque do Peixe.

Assim, o provável Santos é: Vanderlei; Victor Ferraz (Daniel Guedes), David Braz, Lucas Veríssimo e Dodô; Renato, Jean Mota e Vitor Bueno (Diego Pituca); Rodrygo, Eduardo Sasha e Gabigol.