Caio Couto esteve no comando da Portuguesa-RJ e do Sub-20 do Fluminense (Crédito: Divulgação/Portuguesa)

As Sereias da Vila demitiram o técnico Glaucio Carvalho nesta segunda-feira (16) e anunciaram o retorno do treinador Caio Couto para o seguimento do segundo semestre. Após o rebaixamento no Brasileirão Feminino, o Santos está há quase dois meses sem atuar. A equipe volta a campo diante o São Paulo na quinta-feira (24), às 19 horas, na Vila Viva Sorte, pela 10ª rodada do Paulista, com transmissão no SporTV.

Paulo Bracks, CEO do clube, havia ‘desabafado’ na coletiva de apresentação do atacante Yusupha Njie no dia 4 de setembro. O dirigente revelou cobranças e prometeu mudanças, inclusive nas Sereias. A resposta da gestão após a queda no Brasileiro é a demissão do técnico Glaucio Carvalho.

Caio Couto teve passagem no Santos entre 2015 e 2018. O treinador foi inclusive campeão do Brasileiro Feminino 2017 e foi eleito o melhor técnico da competição.

Formado em Educação Física, ele teve passagens como jogador Fluminense e depois comandou a Seleção Feminina Sub-20 e esteve na base de Botafogo, Fluminense e outras equipes.

Leia também: Árbitro registra protestos de Lisca e diretor do América-MG após derrota para o Santos

Na temporada, as Sereias da Vila apresentaram um calendário ainda mais atrativo que o do profissional masculino. A disputa do Campeonato Brasileiro, Paulista e Libertadores. Iniciou o ano com o técnico Bruno Silva, mas durou apenas quatro rodadas do Brasileiro. Depois, teve a recontratação de Kleiton Lima, que comandou o elenco em apenas uma partida, e saiu após pressão da torcida e redes sociais.

O treinador havia sido demitido em setembro do ano passado por acusações de assédio moral e sexual. A gestão que teve auxílio do ex-presidente Modesto Roma nos bastidores resolveu trazer o profissional de volta, porém esteve no comando em apenas um jogo do Brasileirão.

Desde então, o Peixe havia trazido o técnico Glaucio Carvalho que comandou as Sereias em 17 jogos desde então. Foram 5 vitórias, 2 empates e 10 derrotas. Pelo Brasileiro, foram 9 partidas com 1 vitória, 1 empate e 7 derrotas. Já no Paulistão, 8 confrontos com 4 vitórias, 1 empate e 3 derrotas.

Agora, as Sereias da Vila tem clássico contra o São Paulo e duelo diante a Realidade Jovem nas duas últimas rodadas da primeira fase do estadual. Atualmente, estão na sexta colocação com 13 pontos e precisam vencer os jogos para tentar a classificação para o mata-mata. Apenas as quatro melhores colocadas avançam às semifinais do Paulista.

Depois, em outubro disputam a Libertadores no Paraguai entre os dias 3 a 19. Elas estão no Grupo B ao lado de Olímpia (Paraguai), Colo-Colo (Chile) e Always Ready (Bolívia). A Conmebol ainda vai detalhar a tabela, mas enfrenta as equipes em turno único e as duas melhores colocadas da chave avançam às quartas de final.

Por entender que o torneio sul-americano preenche o calendário, o Santos não vai disputar a Brasil Ladies Cup ao fim do ano. Foram 27 contratações para as Sereias da Vila na temporada, mas o Alvinegro rescindiu com três jogadoras que chegaram neste ano e outra remanescente.