Sereias da Vila retornam após paralisação pelo Paulista (Crédito: Bruno Vaz/Santos FC)

As Sereias da Vila voltam a campo após paralisação diante a Ferroviária nesta quarta-feira (14), às 16 horas, na Fonte Luminosa, pela, nona rodada do Paulistão Feminino, com transmissão do Diário do Peixe. Será o retorno do futebol feminino do Santos após 39 dias. A última atuação da equipe do técnico Gláucio Carvalho foi na derrota para o Taubaté por 2 a 1, na Vila Belmiro, também pelo estadual, no dia 6 de julho.

Neste período, o elenco do Peixe sofreu mudanças. A goleira Olivia McDaniel e as meio-campistas Erikinha e Hannah Lee rescindiram o contrato. Porém, teve a chegada da goleira Stefane Pereira, da zagueira Rafa Martins e da lateral-esquerda colombiana Fabiana Yanten. Apenas a arqueira assinou até o fim de 2025 enquanto as defensoras até o final deste ano.

O plantel teve duas semanas de descanso e quase um mês de preparação neste retorno. O Alvinegro ofereceu a melhor estrutura para a preparação visando o segundo semestre decisivo por treinos no CT Dartanhã, em Guararema. Elas retornaram no CT Rei Pelé nesta última semana e tem emoções pela frente.

Leia também: Teixeira ignora pressão por acordo com WTorre e promete Naming Rights da Vila até sexta

Por ora, o principal problema está no Brasileirão Feminino. Para fechar a primeira fase da competição nacional, faltam a 14ª e a 15ª rodada. Lembrando que os 16 clubes se enfrentam em turno único e depois das 15 rodadas, as oito melhores colocadas avançam para as quartas de final enquanto as quatro últimas caem para o Brasileiro A-2 em 2025.

As Sereias estão na zona de rebaixamento e correm sério risco de queda. O Santos joga contra Botafogo (C) e Internacional (F). Para não cair, elas precisam necessariamente vencer os dois jogos, conquistando seis pontos, e torcer contra o Real Brasília, que tem jogos contra Grêmio (F) e Fluminense (C).

Se o time de Brasília se conquistar um ponto nessas duas partidas já rebaixará o Santos no torneio nacional. Inclusive, a rodada já retorna neste fim de semana. O Real Brasília joga no sábado, às 17 horas, contra as gremistas. Já as Sereias no domingo (11), às 11 horas, contra as cariocas. Ou seja, podem atuar já rebaixadas.

Já o pelo estadual, o Santos ainda enfrenta o São Paulo (C) e Realidade Jovem (F). São as três últimas rodadas da primeira fase antes do mata-mata.

Além disso, o Santos voltará a disputar em outubro a Copa Libertadores. A competição ocorrerá no Uruguai entre os dias 3 e 19. Esse é o torneio mais importante da temporada para as Sereias.