Sistema da Conmebol informava que punição já havia sido cumprida e caso estava encerrado (Crédito: Reprodução)

O Comet, sistema online da Conmebol para consultas e inscrição de jogadores mostra que Carlos Sánchez estava liberado de sua suspensão desde maio deste ano. O uruguaio foi expulso em 2015 quando atuava pelo River Plate, da Argentina, durante a semifinal da Copa Sul-Americana, mas a punição, segundo o Comet, já havia sido cumprida.

O atleta foi punido com três jogos de suspensão e, por conta da anistia da Conmebol em comemoração ao seu centenário, teve a pena diminuída para uma partida apenas. No sistema (foto) é possível observar que a punição já havia sido cumprida, marcando “0” no campo “a cumprir”, constando como “encerrado” e com data: 24 de maio deste ano.

Como outros exemplos temos Gabigol e Dodô. O camisa 10 foi expulso diante do Nacional, do Uruguai, durante a fase de grupos. Ele pegou um jogo de suspensão e o sistema mostra isso e zero partida a cumprir, mesmo caso de Sánchez. Já o lateral foi expulso diante do Independiente e o Comet informa que ele tem um jogo a cumprir ainda e o caso não consta como “encerrado”.

Na tarde desta quarta-feira a Conmebol soltou uma nota oficial em seu site informando a abertura de investigação sobre o caso. Se o Santos for punido, a partida que terminou em 0 a 0 na Argentina será declarada como WO santista, com placar de 3 a 0 a favor do Independiente.