Yeferson Soteldo fez tanto sucesso na sua primeira temporada pelo Peixe que está concorrendo ao prêmio Craque da Galera da CBF. O atacante santista está na quinta colocação, atrás do líder Éverton Ribeiro (Flamengo), além de Talles (Vasco), Dudu (Palmeiras) e Muriel (Fluminense).
A torcida santista pode ajudar Soteldo nessa eleição, votando no camisa 10 do Peixe. Para votar, basta entrar no site https://brasileirao.cbf.com.br/, se cadastrar e eleger o craque do Santos.
A moral de Soteldo também está grande em outros países do continente. O atacante concorre entre os melhores de sua posição também em eleição do jornal El Pais. Pelo jornal uruguaio, ele está em quarto. Quem lidera e De Arrascaeta (Flamengo), seguido de Nicolas de la Cruz (River Plate) e Luís Rodriguez (Colón).
Soteldo chegou ao Santos no início dessa temporada. No Campeonato Brasileiro, foram 30 jogos até o momento, com nove gols e quatro assistência, sendo um dos principais nomes da equipe na boa campanha.
O Soteldo teve um bom ano, mas foi favorecido pelo nível técnico dos adversários. Neste ano, vários times supostamente grandes fizeram um campeonato pífio (São Paulo, Corinthians, Fluminense, Vasco, Botafogo, Atlético, Cruzeiro). Se os “grandes” foram mal, os pequenos estiveram no mesmo patamar. Se aparecer uma boa proposta, o Santos deveria analisar com carinho porque é um atacante nota 6,5-7,0. É rápido, gosta de driblar, mas peca na conclusão das jogadas e ainda perde o foco reclamando da arbitragem. Atacante que abaixa a cabeça e vai se enroscando entre os adversários. Na maioria das vezes erra o último passe ou, quando tenta o gol, chuta sem força e sem direção. Nos jogos em que o adversário encaixou a marcação, o atacante sumiu. Está no nível do Sasha e do Marinho.