O Ministro Francisco Falcão, do STJ (Superior Tribunal de Justiça), decidiu nesta sexta-feira (24) apreender o passaporte do atacante Robinho, ex-Santos. A decisão teve o pedido inicial da ONG Mulheres do Brasil, parte interessada na ação do governo italiano que condenou o atleta por estupro.
O próprio jogador havia sinalizado que entregaria o passaporte voluntariamente. Falcão, relator do processo, pediu para que o Ministério Público Federal se pronunciasse sobre o pedido. Essa ação pode levar com que o atleta cumpra sua pena de nove anos no Brasil.
A Lei da Imigração entre Brasil e Itália está prevista em Lei. O que a justiça brasileira vai decidir é se o caso se enquadra nos requisitos para que Robinho cumpra no Brasil a sua pena, ou seja, ele não será julgado novamente.
Robinho e um dos seus amigos, Ricardo Falco, foram condenados a nove anos de prisão por violência sexual em grupo contra uma mulher albanesa em uma boate em Milão, em 2013. A decisão foi definitiva do Corte de Cassação de Roma e não cabe mais recurso.
O primeiro pedido da justiça italiana era que Robinho e Falco fossem extraditados para a Itália, o que não pode acontecer pois o Brasil não faz extradição de cidadãos brasileiros. Após isso, foi solicitado na Itália para que Robinho cumprisse a pena em seu país.
O Peixe pagou recentemente uma dívida milionária que tinha com o atleta pelas suas passagens anteriores. Revelado pelas categorias de base do clube, Robinho foi campeão brasileiro em 2002 e 2004. Voltou ao clube pela primeira vez em 2010 e foi campeão paulista e da Copa do Brasil. Em 2015, em sua terceira passagem, foi campeão paulista. Ele tem 253 jogos e 111 gols com a camisa do Peixe.
Em 2020, durante a gestão do presidente Orlando Rollo, Robinho foi novamente contratado. Na época, assinou um contrato com salário simbólico. O Peixe correu para registrá-lo na CBF nos poucos dias em que ficou livre dos transferbans da FIFA e ele apareceu no BID no dia 12 de outubro, com direito a plantão da CBF em pleno feriado para o registro.
No entanto, após a repercussão negativa e pressão dos patrocinadores (a Orthopride chegou a rescindir o contrato), a diretoria do Santos decidiu suspender o contrato.
Com a camisa do Santos Robinho soma 253 jogos e 111 gols.
Leia também:
Sacanagem desse DIÁRIO DO PEIXE.
Toda vez que vão falar desse ESTUPRADOR, CONDENADO E FUGITIVO…
O Diário do Peixe, faz QUESTÃO de publicar na página do Santos, com esse bandido VESTIDO COM UNIFORME DO SANTOS FC.
Diretoria do Santos FC. Tem que tomar providências, e entrar com pedido de indenização, CONTRA DIÁRIO do peixe.
Muito triste essa situação, infelizmente ele errou e tem que pagar a pena, também estragou sua vida com essa atitude.
Como Santista, lamento o ocorrido, mas esse fato não mudará o respeito e agradecimento por tudo o que fez pelo nosso clube.
Ele é um dos principais responsáveis do resgate do orgulho Santista e do renascimento do Santos, voltou a ser respeitado e temido dentro de campo.
Respeito ? Como respeitar um estuprador ?
Esse “ fato “ foi um estupro…como respeitar um cidadão desse.
Respeito ? Como respeitar um estuprador como já foi dito acima.
Lamentável
Não estou defendendo ele, tanto é que mencionei que deve pagar pelo o que fez.
Quanto ao respeito e agradecimento, citei sobre o que o jogador fez pelo clube, está muito claro o que foi escrito.
Pra mim, ele continua sendo um dos jogadores mais importantes da história do clube e isso não pode ser apagado.
Vocês que adoram uma polêmica, do jeito que julgam os outros, devem ser verdadeiros anjos celestiais !!!
Nesse caso não há julgamento de ninguém pois ele já foi julgado e condenado por estupro coletivo. Agora tem que ir cumprir sua pena atrás das grades. Estou longe de ser um anjo celestial mas jamais serei condenado ou se quer acusado de estupro. Estás passando pano sim
Roberto, você tem a sua opinião e eu tenho a minha.
Aceite que dói menos, simples assim.
O cara qdo se esconde atrás de um nome sem uma identificação decente é capaz até de “respeitar” um estuprador.
Está na hora do Diário do Peixe dar cara e endereço dos comentários.
Não entendi sua mensagem, você está interessado em saber meu endereço pra que?
Se você se sentiu ofendido com o meu comentário, não posso fazer nada e detalhe, ninguém lhe pediu para responder.
Caso não esteja satisfeito com a minha opinião, procure os seus direitos.
Aquele abraço machão !!!
Respeito por um condenado de estupro coletivo. Se superou nessa cidadão.
Apareceu mais um frustrado 😆
Carlos Silva
Como ex jogador do Santos FC. Ele cumpriu muito bem,foi brilhante, concordo com você.
Não concordo com a atitude criminosa dele e seus comparsas.
Não concordo com “ESSA POLÍTICA INTERESSEIRA” do Diário do Peixe, essas postagens são para atingir e denegrir o presidente RUEDA.
Diga se de passagem;
O melhor presidente que o Santos FC já teve.
A instituição Santos FC não tem nada a ver com os desvios de conduta de seus ex-atletas, mas esse caso do Robinho deveria ser assunto para uma palestra para a garotada da base. Um advogado do corpo juridico do clube deveria fazer uma exposição dos crimes (e sanções previstas na lei) que esses jovens que enriquecem muito rápido podem cometer quando agem de forma inconsequente nas baladas (material não falta. Além dessa confusão do Robinho, teve os casos do Dudu, do Botafogo de Ribeirao Preto, do Daniel Alves e, até do Cuca, nos tempos de jogador no Grêmio). Os garotos precisam saber da gravidade desses atos e das consequências.
A maioria dos brasileiros passam pano quando é famoso. Se fosse qualquer pessoa estariam todos aqui massacrando mas é o Robinho e aí alguns falam em respeito, estuprador não merece respeito algum pelo contrário para mim esse tipo de monstro merece a morte.
Bem isso ….respeito o cacete foi condenado por estupro coletivo e tem que ficar os 9 anos na cadeia , sela na Itália ou em qualquer lugar .
Você está certíssimo