Torcedores do Santos jogaram bomba no campo da Vila Belmiro após derrota para o Corinthians (Crédito: Guilherme Lesnok)

O STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) puniu o Santos com 30 dias sem torcida em jogos como mandante ou visitante pelo Brasileirão depois da confusão após a derrota para o Corinthians por 2 a 0, na Vila Belmiro, pela 11ª rodada do Brasileirão na noite desta quarta-feira (21).

“O presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva, José Perdiz, acatou o pedido da Procuradoria do órgão e determinou na tarde desta quinta-feira jogos com portões fechados na Vila Belmiro, em Santos. A medida passa a valer de forma imediata e também proíbe a entrada de sua torcida nos jogos em que for visitante. O primeiro jogo da punição será no domingo, quando o Santos vai enfrentar o Flamengo com portões fechados pelo Campeonato Brasileiro masculino e feminino. A decisão tem validade por 30 dias até o julgamento do caso na primeira instância do STJD. Neste período, o Santos também não poderá ter torcida nos jogos em que for visitante. Na quarta-feira, torcedores do Santos atiraram fogos de artifício no gramado. O árbitro Leandro Pedro Vuaden encerrou a partida aos 44 minutos do segundo tempo. Os jogadores do Santos também tiveram problemas para deixar o campo. Torcedores continuaram jogando objetos no campo. A equipe só conseguiu chegar aos vestiários com a proteção de seguranças”, publicou o STJD em nota.

Aos 41 minutos do segundo tempo do clássico, torcedores arremessaram rojões no gramado e começou um cenário de guerra na Vila. protestos direcionados também à diretoria pelo desempenho da equipe que não vence há nove jogos. Após ver a situação piorar e dezenas de seguranças do Santos entrarem em campo, o árbitro Leandro Vuaden encerrou o jogo. Já os jogadores do Santos ficaram no centro do gramado, cercados pelos seguranças.

Neste domingo (25), o Peixe já recebe o Flamengo, às 18h30min, na Vila, sem torcida, pela 12ª rodada do Brasileiro. No próximo mês, terá jogos contra Cuiabá (fora), Goiás (casa), São Paulo (fora) e Botafogo (casa). Além disso, a medida também serve para os jogos do profissional feminino. Portanto, o duelo entre Sereias e Flamengo neste domingo (25), às 10 horas, na Vila Belmiro, pela volta das quartas de final do Brasileirão, não terá torcida. O clube havia organizado caravana para os torcedores e a partida teria entrada gratuita.

Leia também: