A Federação Paulista de Futebol (FPF) confirmou nesta segunda-feira as datas dos confrontos entre Santos e Palmeiras pelas semifinais do Campeonato Paulista Sub-15. O primeiro jogo acontecerá no próximo sábado, dia 3, às 9 horas, no CT Rei Pelé, em Santos, e o jogo de volta será no dia 10, também às 9 horas, no CT das categorias de base do Palmeiras, em São Paulo.
A equipe Sub-15 do Santos, comandada pelo técnico Emerson Ballio, é a única ainda na disputa dos estaduais nas categorias de base e é esperança de evitar o pior ano do clube nas competições da FPF. Todas as outras categorias já foram eliminadas e não tem mais chances de título em 2018.
Como efeito de comparação, os rivais Palmeiras, São Paulo e Corinthians estão em todas as semifinais do Sub-11 ao Sub-20. Já o Santos foi eliminado nas quartas-de-final do Sub-11 e Sub-17, oitavas-de-final do Sub-13 e primeira fase do Sub-20.
No ano passado, o Peixe foi semifinalista no Sub-15 e vice-campeão no Sub-11. Em 2016, assim como os rivais neste ano, o Santos chegou em todas as semifinais e foi vice-campeão no Sub-13 e no Sub-15. Em 2015, chegou em todas as finais e foi campeão no Sub-13, em equipe que tinha como destaque o atacante Kaio Jorge, promovido ao profissional pelo técnico Cuca nesta temporada.
Em 2014, o Santos foi campeão paulista Sub-17 em equipe que contava com Thiago Maia, Arthur Gomes e Matheus Oliveira. Em 2013, conquistou o Sub-11 também sob o comando de Kaio Jorge. Em 2012, foi campeão paulista Sub-20 com Diego Cardoso, Giva, Geuvânio, Léo Cittadini e Pedro Castro. O maior jejum do Santos nas categorias de base é justamente na categoria Sub-15, campeã em 2009 com Diego Cardoso, Neílton, Emerson Palmieri e a antiga promessa Jean Chera.
A grande promessa do Sub-15 do Santos nesta temporada é o atacante Marcos Leonardo, autor de 34 gols na competição, um recorde absoluto. A equipe já foi neste ano a terceira colocada na Copa Nike Sub-15, um dos principais torneios da categoria no país. No entanto, o Peixe chegou nas semifinais com a quarta melhor campanha e vai enfrentar o Palmeiras, dono da melhor campanha e ainda invicto na competição. O rival do Santos na decisão ganhou 25 jogos e empatou três na competição. A equipe venceu os últimos 14 jogos que disputou.
Deixar um comentário