Time do técnico Aarão Alves cai diante do Figueirense (Crédito: Pedro Ernesto Guerra/Santos FC)

O time Sub-20 do Santos está eliminado da Copa do Brasil da categoria. A equipe do técnico Aarão Alves foi derrotada pelo Figueirense por 5 a 3 na tarde desta quarta-feira, dentro da Vila Belmiro. No jogo de ida, em Florianópolis, houve empate por 1 a 1.

Com a vitória, o Figueirense enfrenta o Botafogo, que venceu o Paraná por 3 a 2 no agregado, na fase oitavas de final. Após uma boa campanha na Copa São Paulo de Futebol Jr, indo até as quartas de final, o Santos caiu antes do esperado na Copa do Brasil.

O resultado colocou novamente a situação do técnico Aarão Alves em cheque. A nova diretoria de base tinha a intenção de trocar o comando da equipe sub-20, mas um pedido especial do próprio Rei Pelé, de quem Aarão é afilhado, manteve o treinador no cargo.

O jogo

Os Meninos da Vila começaram melhor. Bruno Moreira, aos 11, recebeu cruzamento de Vinicius Balieiro e, após desvio na zaga, tentou um bicicleta, mas o goleiro Vitor foi mais rápido e cortou o lance. Aos 16, Rhuan faz bom cruzamento na área, Tailson completa e Vitor salva o time catarinense.

No entanto, a primeira chega do Figueirense foi fatal: aos 17 minutos, Berg acertou um chute indefensável de fora da área e abriu o marcador: 1 a 0 Figueirense. O jogo ficou morno, sem quase nenhuma chance para ambos os lados até os 44 minutos, quando Maxwell se aproveitou de uma bola espirrada, invadiu a área sozinho e deslocou o goleiro para empatar o jogo.

O Santos não comemorou por muito tempo. Nos acréscimos da primeira etapa, o zagueiro Matheus Guedes se enrolou e perdeu a bola na defesa, o atacante Kaio aproveitou, invadiu a área sozinho e foi derrubado por Renan Pastre: pênalti para o time catarinense. O zagueiro Jhonatan bateu no canto direito e converteu: 2 a 1 para o Figueirense.

No segundo tempo o Peixe voltou com três alterações, entre elas, o atacante Nícolas Bernardo, apadrinhado por Robinho no clube. Mas as alterações não surtiram o efeito desejado, pelo contrário. Perdido na marcação, o Peixe assistiu a triangulação do time catarinense, aos 8 minutos, que deixou Ronaldo na cara do gol para fazer 3 a 1 Figueirense.

Cinco minutos depois, escanteio da direita e Wesley completa para o gol: Santos 1 x 4 Figueirense. O Peixe diminuiu aos 28 minutos: Nicolas tirou a zaga para dançar e tocou para Bruno Moreira bater colocado e fazer o segundo do Santos. Aos 44, Mikael cobrou falta da esquerda e Wagner Leonardo testou pro fundo das redes, dando esperança ao torcedor santista: 4 a 3.

Porém, no lance seguinte, Kleyton levou pela direita, driblou toda a zaga santista, o goleiro Renan Pastre e tocou para o fundo do gol para dar números finais ao jogo: Santos 3 x 5 Figueirense.