Gabriel Brazão concentrou com o Santos (Crédito: Raul Baretta/Santos FC)

O goleiro Gabriel Brazão viveu uma noite de torcedor na vitória do Santos sobre o Ituano por 2 a 0, no Novelli Júnior, pela 34ª rodada da Série B do Brasileirão, nesta segunda-feira (28). Apesar de suspenso para o jogo, o arqueiro fez questão de concentrar com o elenco e viajou junto a delegação para Itu. Ele passou toda a confiança para o substituto Diógenes e acompanhou a partida da arquibancada.

Na última rodada, na vitória sobre o Ceará, Brazão foi destaque fazendo defesas importantes e garantindo o resultado ao Peixe. Em entrevista pós-jogo, revelou que ele e a esposa haviam passado por uma perda e que o grupo deu força ao arqueiro. Gabriel chegou a ser criticado pelas atuações nas derrotas para o Goiás, na Serrinha, e contra a Chapecoense, na Arena Condá.

Brazão deve voltar à meta santista para o confronto diante do Vila Nova neste sábado (02), às 16h30min, na Vila Viva Sorte. Para garantir o acesso no fim de semana, o Alvinegro precisa vencer o time de Goiânia e torcer para que o Ceará não vença o Avaí neste domingo (03), às 18h30min, na Arena Castelão. Livre de cartões, ele deve estar no time até a confirmação do acesso e possível busca pelo título.

Leia também: Santos abre a venda de ingressos para o jogo contra o Vila Nova

Com 27 jogos pelo Santos, Gabriel Brazão vive sequência inédita na carreira. Um representante de um clube inglês chegou a ir à Vila e acompanhar o empate em 1 a 1 com o Sport, no último jogo do primeiro turno da Série B, no dia 1 de agosto, para assistir o goleiro in loco. Com contrato até o fim de 2026, Brazão estreou pelo Peixe na lesão de João Paulo, no tendão de Aquiles, na derrota para o América-MG por 2 a 1, no Independência, no dia 24 de maio.

Natural de Uberlândia (Minas Gerais), o jogador de 23 anos foi revelado nas categorias de base do Cruzeiro, mas não estreou no profissional do clube. Ele chamou a atenção do futebol italiano e acabou sendo comprado pelo Parma em 2019. Na Itália, também teve passagens por Spal, Inter de Milão e Ternara.

Na Europa, Brazão também passou pela Espanha, onde defendeu as cores de Albacete e Oviedo. Além disso, o goleiro foi figura constante em convocações da Seleção Brasileira Sub-17 e Sub-20, tendo até uma pela equipe principal, em 2018. Após rescindir com a Inter de Milão. o Alvinegro investiu em 30% dos direitos econômicos do arqueiro.