Em uma coletiva após a vitória do América-MG por 2 a 1 sobre o Santos nesta sexta-feira (24), pela sétima rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, o técnico Cauan de Almeida se desculpou pela falta de fair play no primeiro gol do Coelho. O treinador enfatizou os valores do clube, mas também pediu compreensão pela decisão rápida tomada pelo atacante Renato Marques.
A polêmica surgiu quando Renato Marques marcou um gol enquanto o goleiro João Paulo, do Santos, tentava sair jogando e sofreu uma lesão no tendão do tornozelo esquerdo. Renato ignorou o fair play e finalizou para o gol. Cauan de Almeida afirmou que o mais prudente seria mandar a bola para fora, mas reconheceu que a decisão foi tomada em questão de segundos.
“É um lance importante, porque ele mexeu com o emocional do jogo, digamos assim. É um lance muito rápido, em que a tomada de decisão, tanto dos jogadores, do próprio Renato, quanto da nossa equipe em relação ao fair play ou não tem que ser rápida. Naquela reunião rápida que nós fizemos, a gente tentou interpretar o lance o mais rápido possível, se realmente era necessário ou não o fair play. Se a interpretação mais fria é que é necessário o fair play, e a gente olhando é duvidoso, a gente pede desculpas”, declarou o técnico.
Cauan reforçou os valores do América, destacando que o clube e os jogadores prezam por princípios não só dentro de campo, mas também fora dele.
“O América tem valores muito fortes, sempre falo isso, sempre ressalto isso nas entrevistas. O América constrói valores diários, e o grupo de jogadores também compartilha desses valores, que não são só de jogo, mas também valores humanos. Se a gente falhou em não retribuir o gol ao Santos por fair play, a gente pede desculpas”, acrescentou.
Além de pedir desculpas, o treinador solicitou empatia pela decisão de Renato Marques, ressaltando a dificuldade de interpretação do lance em tempo real e a pressão constante que o América exerce sobre os adversários, o que leva a erros.
“Também peço empatia porque é um lance muito rápido, difícil para interpretarmos. A nossa equipe joga de uma forma que ocasiona muitos erros ao adversário. Então não foi só uma vez que o goleiro errou, em outros jogos quase saíram gols assim, esse gol já estava amadurecendo. Infelizmente foi dessa forma. Mais uma vez ressaltar, a gente vai interpretar o lance com mais calma, a gente vai interpretar com mais frieza. Nesse momento a gente não consegue ter essa interpretação. Se a gente acha que fair play era necessário, pedimos desculpa nacionalmente falando”, concluiu Cauan.
Leia também:
Eu já comentei aqui, que acho que o jogador do América fez o que devia, na hora do lance você não tem como saber se o goleiro tá fingindo em função da falha ou realmente se machucou.
O problema é que l JP levantou o braço e deu tempo para o jogador ver que ele se machucou, não foi uma dividida e saiu o gol mas aqui tem torcedor que ainda acha que o JP fingiu ter machucado, vamos esperar oq das pessoas, olha oq está acontecendo no Sul e tem pessoas roubando casas , lojas , seria muito esperar um fair play .
Obviamente que cada pessoa possui uma opinião a respeito do lance. Justamente por isso, o jogador Renato Marques preferiu julgar que era encenação do João Paulo e, então, chutou para o gol.
E aí que está o ” x ” da questão : cada um julga com seus valores, ou seja, Renato Marques admitiu que era encenação do João Paulo porque, ele, Renato Marques, encena nos lances, tenta ludibriar seus adversários. Renato Marques agiu de acordo com suas próprias convicções, ou seja, de enganar.
As desculpas de Juninho e do técnico do América, são apenas formalidades, pois tiveram a chance de reparar o erro e nada fizeram. Tal qual diz um dito popular antigo, ” lágrimas de jacaré “.
E, para finalizar, o gol legal do América, mas totalmente imoral, definiu o resultado final do jogo.
Caso
Na Europa, se um jogador faz um gol assim, será marcado pelo resto da vida como aético. Seria um escândalo nacional é apontado nas escolinhas de futebol como exemplo a não ser seguido. Mas estamos no Brasil que a cada dia perde mais a noção de decência. Felizmente, a maioria da mídia condenou a falta de vergonha do verme do America, que nem comemorou o gol por saber que agiu como canalha. Aqui, se naturaliza tudo. Houve, durante o jogo, um bandido que comentou em página do “Diário do Peixe” que JP merecia estourar todos os ligamentos e nunca mais jogar. Imagine-se a ficha policial desse bandido e o que deve fazer quando está fora dos presídios. Não gosto de JP como goleiro, mas acho que só um verme pode comemorar o infortúnio de quem tem família, amigos etc.
Boa recuperação ao nosso Goleiro e Santista João Paulo..
Quanto ao América o clube ,time e pessoas do clube ficarão marcadas.
O Lance é claro demais.
Não tiveram Fair Play que tanto defendem e brigam nos jogos.
Teve oportunidade de mudar isso é agora vem com esse papo ?
Papo Furado!
Técnico sem caráter e sem vergonha na cara como todo time do América que preferiu ser sujo e sem ética que tanto cobram.
Boa Recuperação ao nosso Goleiro João Paulo.
Quanto a esse técnico meia boca e a esse time América fica a minha indignação e repulsa a esses imorais sem caráter esportivo.
O jogador Renato Marques fez o que devia ter feito!!! Ponto!!! O juiz, como não apitou nada, teve de dar o gol!!! Ponto!!! Mas, depois de constatada a gravidade da lesão no João Paulo, os jogadores do américa (com “a” minúsculo mesmo) deveriam tomar a decisão honesta e correta de deixar, logo na saída de bola, o Santos fazer 1 gol para que tudo voltasse ao normal!!! Geralmente os times europeus tomam esta atitude nobre!!! Os jogadores do américa e seu treineiro, poderiam ter tomado esta atitude no final do jogo também já que estavam ganhando por 2×1 e o jogo terminaria 2×2!!! O jogador Juninho, no intervalo, pediu desculpa assim como seu treineiro depois do jogo!!! Engraçado que pedir desculpa é fácil mas tomar uma atitude nobre que evidencie a seriedade desta desculpa eles deixam para depois do jogo!!! Ou seja, lágrimas de crocodilo!!! Agora, o que disse o tal de Alê, não merece nem comentários!!! Ser insignificante que um dia pagará por falar tanta besteira!!!
Gol mais asqueroso do ano feito com sucesso…o verme do timeco de MG nem comemora, pois sabia da canalhice da atitude tomada diante da marcação de um gol com um colega de profissão claramente lesionado…pobre Brasil esse verme representa boa parte da sociedade doente atual do pais
Irmão fiquem tranquilos ,vai ter o jogo de volta ,a fúria já está incandescente ,nada melhor que um dia após o outro ,,, Dá-lhe Santos!!!!!
america sem acento e minúsculo que é o que é esse clube….esperar atitude digna no Brasil acho difícil aqui foi inventado o câncer (jeitinho brasileiro) certo….isso é um fato agora o Santos jogou mal e no segundo tempo foi horrível, Patríck foi dinheiro jogado no lixo
Concordo que a jogada foi rápida e o jogador teve pouco tempo para avaliar a situação, mas tiveram boa parte do 1° tempo, o intervalo e o 2° tempo inteiro e não tomaram a decisão correta. Na minha opinião ele está se desculpando apenas porque ficaram mal na fita. Lamentável!
Não foi encenação, seria se ele perdesse a bola pro atacante, não foi o caso, infelizmente foi pura falta de fairplay, não adianta pedir desculpas e comemorar, como o jogador do América falou na entrevista, São 3 pontos, paciência, tem pessoas que comemoram o desastre dos outros, jp vai ora cirurgia, não fiquem falando mais nada do rapaz, boa recuperação jp.
O importante são os três pontos até porque a imagem q fica foi os jogadores do América comemorando e tirando os jogadores do santos aí agora vem com essa conversa para boi dormir o importante foi a vitória para eles
Piada , teve o intervalo e o segundo tempo inteiro para rever seus conceitos, depois que termina o jogo e seu time ganha por um gol de diferença o cara vem pedir desculpas, antes tivesse ficado calado , incoerência total , só fazendo média.