Você sabia que o autor do primeiro gol da história do Santos Futebol Clube (à época Foot-ball Club) foi um jogador negro? Sim, Anacleto Ferramenta da Silva foi o primeiro jogador santista a empurrar a bola às redes, na primeira vez que o recém-criado time entrou em campo.
A descoberta da Associação dos Pesquisadores e Historiadores do Santos FC (ASSOPHIS) é histórica, pois prova que o Santos na sua fundação e em sua primeira partida, não partilhava da mesma discriminação de outros clubes.
A vitória por 2 a 1 contra o Combinado de Santos não é considerada partida oficial, por conta das dimensões do campo da Rua Aguiar de Andrade, mas foi a primeira vez que o Santos FC organizou-se para um jogo.
Esmeraldo era, até então, conhecido como o primeiro negro a atuar pelo Peixe, em 13 de maio de 1913, contra o São Vicente AC. Com isso, o jogador Milton, que atuou em alguns jogos do Santos B, torna-se o terceiro negro em nossa gloriosa história.
O trabalho da ASSOPHIS relembra fatos históricos do Peixe e também corrige erros do passado, passando a limpo novas descobertas. Este grupo de abnegados santistas adquire materiais históricos, busca novidades em publicações antigas e acaba por ajudar as famílias de ex-jogadores a identificar e restaurar as carreiras de quem fez o Santos ser o gigante que é.
O banco de dados da ASSOPHIS possui mais de 10 mil fotos e graças a novas tecnologias, como esta aplicada à imagem de Anacleto Ferramenta, consegue-se reconstruir imagens que possuem grande desgaste pela ação do tempo.
Anacleto Ferramenta atuou pelo Peixe de 1912 a 1916, com destaque. Depois, mudou-se para o Rio de Janeiro e não há nenhum rastro de seu paradeiro.
Deixar um comentário