Neste domingo, o Santos comemora 25 anos da conquista do Torneio Rio-São Paulo de 1997 diante do Flamengo, no Maracanã, com direito a shorts estrelado e golaço do meia-atacante Juari.
O Santos enfrentava um longo período de escassez de títulos desde a conquista do Campeonato Paulista de 1984. O Torneio Rio-São Paulo, que era organizado pelas federações dos dois Estados e reunia os clubes cariocas e paulistas mais tradicionais, não foi disputado em 1994, 1995 e 1996, mas voltou no início de 1997, em formato de confrontos eliminatórios a partir das quartas-de-final. Para chegar à final, o Santos passou por Vasco e Palmeiras.
No primeiro jogo, na noite de 4 de fevereiro, no Morumbi, o Santos venceu por 2 a 1 e conquistou a vantagem de jogar pelo empate no Maracanã. Alessandro, aos seis minutos, e Macedo aos 29 do primeiro tempo, marcaram para o Peixe. Só aos 40 minutos do segundo tempo é que Marcelo Ribeiro diminuiu para o time carioca.
Na grande final, o Alvinegro abriu o marcador aos 33 minutos, com Anderson Lima cobrando falta de longa distância no canto direito de Zé Carlos. Mas a equipe recuou no final da primeira etapa e Sávio e Romário aproveitaram. Aos 37 minutos Sávio foi derrubado na área por Ronaldão. Romário bateu o pênalti e empatou o jogo. Oito minutos depois, Sávio driblou pela ponta esquerda e cruzou rasteiro para Romário esticar o pé e jogar a bola no fundo das redes de Zetti.
A desvantagem de 2 a 1 obrigou o Santos a buscar o empate na segunda etapa. O Alvinegro Praiano passou a atacar mais, mas com poucas chances reais de gol. Até que aos 32 minutos o lateral-esquerdo Juari acertou um chute com perfeição. Forte, com destino certo, o petardo balançou o travessão do goleiro Zé Carlos e foi morrer no fundo do gol flamenguista.
Como o Santos já vencera a partida de ida por 2 a 1, o empate de 2 a 2 deu ao Alvinegro Praiano o seu quinto título do Rio-São Paulo. O título do Rio-São Paulo de 1997 veio se somar aos de 1959, 1963, 1964 e 1966, que tornaram o Santos a equipe mais vezes campeã do torneio.
FICHA TÉCNICA
FLAMENGO 2 X 2 SANTOSData: 06/02/1997
Local: Maracanã – Rio de Janeiro
Árbitro: Oscar Roberto Godói (SP)Gols: Anderson Lima aos 33min, Romário aos 37min e 45min do primeiro tempo; Juari 32min do segundo tempo.
Cartão Amarelo: Fábio Baiano, Bruno Quadros, Iranildo. Nélio e Ronaldão
Público: 70.729 pagantes
Renda: R$ 775.555Flamengo: Zé Carlos. Fábio Baiano, Júnior Baiano, Fabiano e Gilberto (Leonardo); Bruno Quadros (Iranildo), Moacir; Nélio e Lúcio (Márcio Costa); Romário e Sávio. Técnico: Júnior
Santos: Zetti, Anderson Lima (Baiano), Sandro, Ronaldão e Rogério Seves (Juari); Marcos Assunção, Vágner, Alexandre (Caíco) e Piá; Macedo e Alessandro. Técnico: Vanderlei Luxemburgo
Parece que foi ontem, primeiro título que vi do Santos.
Assisti pelo SBT com narração do Silvio Luiz, olho no lance, éééé do Peixe !!!
Eu tbm, nossa comemorei demais aquele título, hahaha, 1 ano e meio depois comemorei muito tbm a Conmebol, tinha 8 e 10 anos nestes dois títulos