Santos terá de renegociar contrato com outra empresa de TV (Crédito: Pedro Ernesto Guerra Azevedo/Santos FC)

O grupo de mídia Turner, sob a marca TNT Sports, decidiu não exercer os direitos de compra para Campeonato Brasileiro da Série A a partir de 2022. A empresa ainda vai manter a grade de jogos até o dia 4 de dezembro deste ano.

A decisão baseia-se em uma cláusula prevista no contrato. Segundo nota, com a venda para TV Aberta e outras plataformas (Premiere, PrimeVídeo), a Turner não vai conseguir manter o padrão para seus assinantes, e trata o novo modelo como “insustentável” para a companhia.

O Santos é parceiro da empresa desde a existência dos canais Esporte Interativo. O Peixe assinou contrato até 2024 e teve vários de seus jogos transmitidos. O acordo assinado na época autoriza o grupo de mídia Turner encerrar o vínculo com os clubes sem pagamento de multa.

Agora cabe ao Peixe e os outras equipes que tinham parceria com a emissora (Palmeiras, Coritiba, Athletico, Fortaleza, Ceará e Bahia) renegociar os direitos de transmissão com outros grupos de televisão.

Confirma a nota oficial: 

A Turner International Latin America, Inc. – Grupo WarnerMedia, empresa líder em meios de comunicação, notícias e entretenimento, informa que não exercerá o direito de transmitir o Campeonato Brasileiro da Série A, sob a marca TNT Sports a partir de 2022. A decisão não afetará a edição atual do torneio, que será exibida com a mesma qualidade de sempre na PayTV pela TNT e nas plataformas digitais Estádio TNT Sports e HBO Max, até 5 de dezembro de 2021.

A decisão, amparada pela cláusula de saída prevista em contrato, foi tomada porque a oferta de transmissão fragmentada do Campeonato Brasileiro de Futebol não permite à companhia proporcionar uma experiência integral aos seus assinantes. Com venda pulverizada para a TV aberta e outras plataformas, além de outros fatores limitantes como falta de jogos exclusivos e os blackouts, o modelo atual não é sustentável para a companhia.

A WarnerMedia Latin America reforça seu comprometimento com o conteúdo local e continua acreditando no esporte como uma excepcional plataforma para gerar conexões emocionais com a audiência. Neste sentido, seguirá trabalhando para adquirir direitos de transmissão que atendam nossa estratégia de priorizar investimentos em conteúdos mais completos e que proporcionem a melhor experiência aos usuários, sob o slogan da TNT Sports, “Paixão sem Limites”.

Agradecemos imensamente a todos aqueles que participaram deste projeto por terem compartilhado conosco momentos únicos que só o futebol pode criar. Aos clubes parceiros, queremos expressar nossa gratidão e o desejo de sucesso, dentro e fora de campo. Aos nossos fãs apaixonados por futebol, queremos reiterar nosso compromisso de entregar conteúdo de qualidade, com uma oferta cada vez maior de competições, Brasil afora.