Tomás Rincón foi convocado para representar a Venezuela na próxima Data FIFA (Foto: Raul Baretta / Santos FC)

Dois jogadores do Santos foram convocados para a seleção venezuelana para as Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026: os volantes Tomás Rincón, atualmente reserva da equipe de Fábio Carille, e Nicola Profeta, do Sub-20, defenderão seu país na próxima Data FIFA.

Rincón perdeu espaço no Peixe nesta temporada. O jogador de 36 anos participou de apenas 25 partidas das 45 disputadas no ano. Nos 16 jogos do Campeonato Paulista, ele não foi utilizado apenas contra o Novorizontino, na Vila, na fase de grupos, e contra o Palmeiras, no Allianz, na volta da final.

Na Série B do Brasileirão, dos 29 confrontos, ele ficou de fora em sete jogos por estar com a seleção venezuelana, além de ter sido suplente em 11 partidas, ou seja, entrou em campo em 11 ocasiões. O volante, que está pendurado com dois cartões amarelos na Série B, tentou forçar uma suspensão ao entrar contra o Operário-PR na rodada passada, conforme confirmado pelo auxiliar técnico Cuquinha, mas não foi advertido.

“Estamos atentos, até pedimos para o Rincón tomar o cartão por conta da Data-Fifa, mas ele não conseguiu. No vestiário, ele lamentou porque não conseguiu. Se ele força demais, pode tomar um vermelho”, disse.

Convocado para a seleção venezuelana desde 2008, Tomás Rincón é uma das principais referências da Vinotinto e o jogador com mais atuações pela equipe nacional. Ao todo, ele marcou 2 gols em 42 jogos pelo Santos. Seu contrato com o clube vai até 16 de agosto de 2025.

Nicola Profeta, nascido em 2006, começou sua trajetória no Garoto de Melo, na Venezuela, aos cinco anos. Posteriormente, jogou pelo Centro Gallego, também na Venezuela, e se transferiu com a família para a Colômbia, onde atuou pelo Deportivo Cali. Sua primeira convocação foi para a seleção colombiana Sub-15 em agosto de 2021.

Profeta é um volante interno esquerdo com características de bom equilíbrio, intensidade, finalização de média distância e jogo aéreo nas duas áreas. Visto como um jogador com personalidade, ele possui nacionalidade venezuelana, colombiana e italiana. No ano passado, foi capitão da seleção colombiana Sub-17 no Sul-Americano e, em novembro do mesmo ano, capitaneou a Venezuela Sub-17 na Copa do Mundo.

Além dos venezuelanos, o trio boliviano do Santos também foi convocado para esta Data FIFA: o zagueiro Marcelo Torrez, o meia Miguelito e o atacante Enzo Monteiro.

Pelas nona e décima rodadas das Eliminatórias, a Venezuela enfrentará a Argentina em casa no dia 10 de outubro, às 18h, e o Paraguai fora de casa no dia 15, às 20h.